O Cerômero é um material resinoso reforçado com carga cerâmica e possui uma aparência bastante semelhante ao dente. Esse material é bastante estético e possui uma diversidade de tons e cores que possibilitam restaurar o dente restabelecendo totalmente a sua aparência natural.
Os cerômeros são resinas misturadas com porcelana, que trazem uma boa estética e maior durabilidade quando comparada às resinas comuns. ... Através de facetas de Resina Modificada por Porcelana (Cerômero), em poucas horas foi devolvida a anatomia e a estética do sorriso.
Ele pode ser feito de porcelana pura (todo o bloco em porcelana), cerômero (um material inferior a porcelana, mais barato e da cor do dente) ou metálico (de metal e não estético). ... Ela é feita de acrílico e os dentes de porcelana.
- O preparo deve ter profundidade mínima de 1,0 mm e, na área de fissuras, a largura do istmo deve ser de, no mínimo, 1,0 mm. - Preparar a caixa proximal com paredes ligeiramente divergentes e observar um ângulo de 100°-120° entre as paredes cavitárias e as respectivas superfícies proximais do onlay.
O inlay é um tipo de preenchimento em que o material utilizado é colocado no interior da cavidade dentária. Neste caso, é muito similar à restauração branca comum, feita com resina. Já a restauração onlay ocorre quando o material é instalado na cavidade do dente e também sobre a superfície dele.
Um overlay é uma reconstrução dentária efetuada de forma indireta, isto é, feita num laboratório dentário e posteriormente cimentada sobre o dente. Distingue-se do onlay por cobrir totalmente a porção superior do dente, enquanto o onlay apenas cobre parcialmente as cúspides (pontas) dentárias.