O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês. ... Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por meio da votação do Poder Legislativo que, por sua vez, voltariam a ser escolhidos pelo sistema de censitário.
O termo Diretório costuma ser utilizado, no contexto da Revolução Francesa, para designar um período de governo mais conservador, liderado pela alta burguesia, que sucedeu à Convenção Nacional jacobina e durou até a ascensão de Napoleão Bonaparte.
O Diretório refere-se a um governo autoritário da Primeira República Francesa presente em 1795, formado através de aliança com o exército com o apoio da burguesia local. ... Dentre as medidas do Diretório estavam o papel de manter a estabilidade econômica e da política, lutando contra radicais e tropas de oposição.
O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.
O Diretório chegou ao fim com o Golpe de 18 de Brumário, ocasião em que Napoleão, que seria o militar líder/símbolo do Golpe que ocuparia o posto de um três Cônsules a governar a França.
A Reação Termidoriana é o período final da Convenção Nacional, um dos períodos constitutivos da Revolução Francesa. ... Foi, na prática, um golpe político que pretendeu - e conseguiu - afastar as forças populares do movimento revolucionário francês, tornando-o uma disputa política entre elites.
Em 27 de julho de 1794 (9 Termidor de acordo com o calendário revolucionário), os deputados que se sentavam ao centro da sala da Convenção, conhecidos como Partido do Pântano, proclamaram o Partido Jacobino ilegal e prenderam seus principais líderes, incluindo Robespierre, executando-os rapidamente sem julgamento.
Em 10 de outubro de 1793, a Convenção consagrou o estabelecimento de um regime de Terror, declarando: ... Em junho de 1793 os jacobinos impeliram os sans-culottes a perseguir e prender os girondinos. Com isso, Marat, Hébert, Danton e Robespierre formaram a chamada Convenção Montanhesa.
O terror teve início com a invasão dos Sans-Culottes à Convenção Nacional em 1793 e com a expulsão dos Girondinos. ... Por medo da violência anárquica, como ocorreu nos massacres de setembro de 1792, os jacobinos tentaram criar formas de burocratizar e tornar institucional o Terror, centralizando-o nas mãos do governo.
Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794. ... Em meio a uma nova invasão estrangeira, os jacobinos começaram a ascender politicamente.
Resposta. Explicação: O período do Terror (1792-1794) durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
Na assembleia nacional constituinte na revolução francesa, dois aristocratas propuseram a retirada de todos os privilégios de pessoas e comunidades ligadas às imunidades de províncias e municípios, além do fim dos direitos feudais.
Robespierre
O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
1 - "Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder." (N. Bobbio, DICIONÁRIO DE POLÍTICA).
Na época do terror, na França, o que estava acontecendo era a condenação e morte de líderes na guilhotina. ... Os líderes dos Jacobinos era Robespierre, Danton, Marat, entre outros; mas Robespierre queria o poder concentrado em suas mãos, então deu um golpe nos próprios companheiros e mandou-os para a guilhotina.
- Na Convenção Nacional, os jacobinos, sob a liderança de Robespierre, adotaram uma série de medidas: fim da escravidão nas colônias francesas; abolição de todos os privilégios; divisão das grandes propriedades; tabelamento de preços de produtos essenciais; ajuda aos indigentes e educação básica obrigatória e gratuita.