O Adiantamento a Depositante é um serviço de conveniência, para você fazer uma transação quando não tiver saldo em conta ou caso já tenha usado seu limite de cheque especial (LIS).
Se você tem até R$500 de limite no cheque especial, não é preciso se preocupar: você não receberá nenhuma cobrança adicional. Por outro lado, quem tiver mais do que isso, deverá pagar até 0,25% sobre o valor que exceder esses R$500.
Confira a lista dos principais bancos que já anunciaram que vão isentar as taxas de juros do cheque especial:
Como funciona Quando você precisar de um valor maior que o saldo da sua conta, o limite do Cheque Especial disponível faz cobertura do valor que estava faltando e, a partir daí, você passa a pagar juros sobre o valor excedente que você precisou usar.
Com taxas médias de 1,26% e 2,6%, respectivamente, são opções muitos mais vantajosas do que o cheque especial. Faça o planejamento financeiro e entenda qual é a melhor opção para comprometer a renda e quitar as dívidas. Entenda onde é possível cortar e qual a melhor linha de crédito para utilizar.
Veja o resumo do post: O cheque especial é um empréstimo cujo limite é pré-aprovado e usado quando se gasta mais do que o saldo disponível em conta-corrente; Os juros do cheque especial são os mais altos do mercado – chegam a mais de 300% ao ano. Além disso, ele é responsável pelo endividamento de brasileiros.