A hipoglicemia é uma condição caracterizada por níveis anormalmente baixos de glicose no sangue (açúcar no sangue), geralmente inferiores a 70 mg / dl. No entanto, é importante conversar com seu médico sobre os seus objetivos individuais de glicose no sangue, e qual nível é muito baixo para você.
Qualquer pessoa com níveis baixos de açúcar deve consultar um médico imediatamente, pois é uma emergência médica. As pessoas que estão em falência de órgãos ou que têm outra doença grave, incluindo Diabetes, devem ir ao pronto-socorro.
Em geral, é aconselhável evitar carboidratos simples e refinados, como os encontrados em alimentos açucarados, sucos, refrigerantes, pães brancos e arroz branco. Esses alimentos e bebidas causam altos níveis de açúcar no sangue e, muitas vezes, também são ricos em calorias. Opte por esses alimentos apenas se precisar de uma energia imediata e em pequenas quantidades, de acordo com a ADA.
Um questionamento comum é “o que fazer quando a glicose está baixa?”, ou seja, quando a pessoa está apresentando um quadro hipoglicêmico. A resposta é bastante simples, deve-se consumir açúcar para aumentar a glicemia no sangue. Para uma melhora imediata, o ideal é optar por carboidratos de rápida absorção (açúcar, mel, suco de frutas e doces em geral).
Mudanças saudáveis incluem comer um jantar mais tarde ou fazer um lanche antes de dormir. Consulte um médico para ajudá-lo a administrar o açúcar no sangue de manhã cronicamente baixo.
Seu corpo, especialmente seu cérebro, depende de um nível consistente de açúcar no sangue —vale reforçar que a glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo. Quando a quantidade de açúcar no sangue está fora da faixa normal (tanto para mais, quanto para menos), você pode sofrer de alguns problemas.
Para um efeito mais prolongado, pode-se optar por carboidratos de absorção mais lenta (arroz, batata inglesa e itens integrais). Não é recomendado o consumo de alimentos adoçados artificialmente, pois interferem de forma não significativa na melhora do índice glicêmico.
Os sintomas da hipoglicemia variam de leve a mais grave. Inicialmente, uma pessoa experimentará sintomas, como batimento cardíaco acelerado, sudorese, tremores nas mãos e fome.
Ela pode ser identificada a partir da mensuração dos níveis de glicose. Geralmente, o normal é que o nível esteja entre 70 e 100 miligramas por decilitro de sangue. Dessa forma, em quadros hipoglicêmicos, a glicose fica abaixo do limite de 70 mg/dl.
Outras causas de hipoglicemia matinal podem ser perigosas ou ameaçar a vida. Assim, pessoas que freqüentemente experimentam baixo nível de açúcar no sangue pela manhã devem consultar um médico.
Se você acha que tem desconhecimento da hipoglicemia, converse com seu médico. Seu médico pode ajustar e aumentar seus alvos de glicose no sangue para evitar mais hipoglicemia e risco de episódios futuros.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O baixo nível de açúcar no sangue no período da manhã acontece por diversos motivos. É vital não se auto-diagnosticar. Mesmo que os sintomas desapareçam depois de uma refeição, considere fazer mudanças permanentes no estilo de vida para reduzir o risco de queda de açúcar no sangue pela manhã.
E a glicose não utilizada é armazenada em seu corpo como gordura. Por isso, consumir mais calorias do que você precisa, resulta em ganho de peso. Evitar o baixo nível de açúcar no sangue - e os desejos alimentares subsequentes que isso causa - pode ajudar a prevenir esse ganho de peso não intencional.
O baixo nível de açúcar no sangue no período da manhã, também conhecido como hipoglicemia matinal, pode fazer com que as pessoas se sintam fracas, tontas ou confusas quando acordam.
Esta situação é mais comum em pessoas com diabetes, que usam medicamentos para diminuir os níveis de açúcar no sangue, especialmente quando são utilizados na dose errada ou fora do horário indicado. No entanto, também pode acontecer quando se fica muito tempo sem comer,quando se bebe álcool em excesso ou quando se faz atividade física muito intensa.
De acordo com a Mayo Clinic, a hipoglicemia é uma condição em que o nível de açúcar no sangue está abaixo do normal. A hipoglicemia costuma estar relacionada ao tratamento do diabetes, mas outros medicamentos e uma variedade de condições —muitas raras — podem causar baixa de açúcar no sangue em pessoas que não têm diabetes.
Ainda de acordo com a Mayo Clinic, a hipoglicemia reativa também é uma causa potencial de quedas de açúcar, que pode acontecer quatro horas após uma refeição. Os sintomas de hipoglicemia reativa incluem tremores, sudorese, fadiga ou ansiedade.
Quando a hipoglicemia é causada por uma doença temporária, como um vírus estomacal, beber muita água ou beber uma bebida eletrolítica pode ajudar a prevenir a desidratação. Se o vômito ou a diarréia persistirem por mais de alguns dias, consulte um médico.
O açúcar no sangue extremamente baixo impede o corpo de obter a energia necessária e é uma emergência médica. Então, se comer uma refeição não aliviar os sintomas, a pessoa deve ir ao pronto-socorro ou chamar um médico de confiança.
Se a hipoglicemia não for tratada, os sintomas podem piorar. Isso é mais comum em pessoas que usam insulina para controlar seu Diabetes e experimentam episódios frequentes de baixa taxa de açúcar no sangue, o que pode torná-los menos conscientes dos sintomas de alerta precoce.