A Tabela SINAPI é um banco de dados que define os valores de insumos e serviços necessários em obras e serviços de Engenharia. Ela é revisada pela CAIXA e IBGE, e divulgada todos os meses afim de manter todos os dados atualizados, inserir novos insumos e desativar os que não são mais utilizados.
É um sistema de pesquisa que informa os custos de projetos e índices da construção civil. As informações do SINAPI resultam de trabalhos técnicos da CAIXA e do IBGE, que pesquisa mensalmente preços de materiais, de equipamentos de construção e de salários, em todas as capitais dos estados.
O papel da TCPO é justamente esse: fornecer informações que permitem determinar quais são os gastos gerais de uma construção! ... A TCPO conta com mais de 8.
SINAPI: Metodologias e Conceitos: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil / Caixa Econômica Federal.
Confira o passo a passo ensinando a baixar as tabelas do SINAPI:
O passo a passo simples para baixar as tabelas SINAPI
Significado de Desonerado Desonerado vem do verbo desonerar. O mesmo que: eximido, exonerado, prescindido, demitido, desobrigado, destituído, dispensado, livrado.
Preço não desonerado (ou sem desoneração): é o preço da mão de obra que considera a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento. Preço desonerado (ou com desoneração): é o preço da mão de obra que não considera a contribuição previdenciária de 20%.
A desoneração da folha de pagamento é uma forma de substituição da contribuição previdenciária da empresa por um tributo que incide sobre a receita bruta. A proposta do governo federal é diminuir a carga tributária das organizações para potencializar a economia.
A primeira regra a ser observada é que a desoneração da folha de pagamento obrigatória ou opcional se aplica às empresas que vendem serviços, construtoras e prestadoras de serviços especializados da construção civil. ...
De forma geral, a opção pela desoneração pode ser vantajosa quando o valor da base de cálculo da folha de pagamento (20%) corresponder, no mínimo, a 22,5% do faturamento do mês.
Lista dos setores que continuarão se beneficiando da desoneração da folha:
As empresas optantes pelo Simples Nacional podem optar pela desoneração? Sim, mas somente as empresas com atividade de construção civil, cuja tributação é realizada com base no Anexo IV da Lei Complementar nº 123/2006 (Art. 19 da IN 1.
A opção é manifestada mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa ao mês de janeiro de cada ano, ou ainda a primeira competência subsequente para qual haja receita bruta apurada. Vale lembrar que a opção é irretratável durante todo o ano calendário.
A Desoneração da Folha de Pagamento é uma alteração da legislação tributária incidente sobre a folha de pagamentos. Consiste basicamente na substituição da base de incidência da contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamentos, por uma incidência sobre a receita bruta.
Todas as pessoas jurídicas que desenvolvem as atividades listadas nos artigos 7º e 8º Lei nº 12.
A opção é manifestada mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa ao mês de janeiro de cada ano, ou ainda a primeira competência subsequente para qual haja receita bruta apurada. Vale lembrar que a opção é irretratável durante todo o ano calendário.
Desoneração da Folha de Pagamento - Inclusão dos Setores da Construção Civil e Varejista
Infelizmente não existe uma ferramenta pronta para consulta nos moldes da que temos para saber se a empresa é optante ou não pelo Simples Nacional. Recomendo duas formas para você averiguar se a empresa era desonerada : 1) veja se na SEFIP houve compensação de 10% da parte patronal que seria devida.
Para identificar os contribuintes sujeitos à Desoneração da Folha, relativa ao 13º salário, foi considerado o conjunto de contribuintes que realizou algum pagamento de contribuição previdenciária sobre a receita bruta (CPRB). A extração das informações foi procedida da mesma forma exposta para os meses normais.