Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se cerimónia.
As duas formas são possíveis e corretas. Sem cerimônia, sem hífen, é uma expressão muito utilizada pelos falantes, indicando algo feito à vontade. Sem-cerimônia, com hífen, é um substantivo composto feminino e é menos utilizado pelos falantes.
Tipos de cerimônias de casamento
Documentação. Assim como o casamento civil, a cerimônia na igreja também envolve a apresentação de alguns documentos. Normalmente, na maioria das instituições, basta apresentar documentos como certidão de nascimento, RG, CPF e o que tiver alguma espécie de ligação com aquela religião, como batismo, por exemplo.
O Casamento Ecumênico é uma ótima saída para casais que possuem religiões diferentes, pois essa cerimônia reúne cultos de duas religiões em uma mesma celebração para que o grande dia seja inesquecível. É uma opção também para casais que não são religiosos ou não desejam uma cerimônia religiosa!
O casamento ecumênico se refere a noivos de diferentes igrejas cristãs e não religiões distintas. Pode ser conhecido também como casamento interconfessional. Já o casamento inter-religioso se refere a casamentos entre pessoas de diferentes fés como judeus e budistas, cristãos e umbandistas, entre outros.
(Nome da noiva) e (Nome do noivo), vocês já foram muitas coisas um do outro, amigos, companheiros, namorados, noivos. Agora, com as palavras que vocês estão prestes a trocar, vocês passarão para a próxima fase. Pois, com estes votos, vocês estarão dizendo ao mundo: “este é meu esposo”, “esta é minha esposa”.
Conte brevemente a história dos noivos Mas alguns convidados não conhecem toda a história do casal e ficam com vergonha de perguntar. Então é de bom tom relembrar brevemente a história deles, trazendo algumas datas, como foi o pedido de casamento, pessoas que influenciaram na relação para dar certo.
O Pastor fala: “Promete amá-la, honrá-la, cuidar dela na enfermidade ou na saúde, na riqueza ou na pobreza, e manter-se fiel a ela enquanto vocês viverem?” Então, o noivo deve repetir o que o Pastor falar, que normalmente é algo como: “Ao colocar essa aliança em seu dedo, uso-a como símbolo de nossa união e me caso com ...
Quem as entrega ao sacerdote é a dama de honra o pagem ou o padrinho. Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.
É chegada a hora em que os noivos expressam o consentimento: “... prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida".
Qual a função do juiz de paz Em nome da lei ele reconhece a união, garante e estabelece todos os direitos e deveres entre os noivos em uma cerimônia sem cunho religioso. Mesmo assim, podem incluir uma entrada especial, a troca das alianças e o uso do véu, grinalda e o simbólico buquê de noiva branco.