Os transtornos mentais podem ser desenvolvidos a partir de uma combinação de fatores biológicos (predisposição genética), psicológicas (quadros de estresse intensos e características da personalidade da pessoa) e sociais (agressões externas e contexto social em que vive o paciente).
Surgiu, no século XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, que teve o mérito de libertar os doentes mentais das correntes. Os asilos foram substituídos, então, pelos manicômios, estes somente destinados aos doentes mentais.
A etiologia dos transtornos psiquiátricos pode ser considerada multifatorial, estando vinculada a uma ou mais alterações dos mecanismos psicológicos, sociais e biológicos, sendo que estes estão relacionados a doenças do SNC como alterações no neurodesenvolvimento cerebral, alterações estruturais adquiridas, ...
Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo. Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão.
5 sinais de quem possui transtornos mentais
Quais são as principais doenças psiquiátricas?