verbo transitivo direto e pronominal Fazer ficar ou ficar com sal; colocar ou passar a ter sal na composição química de alguma substância: a falta de chuva salinizou o solo; a terra corre o risco de salinizar. Tornar salgado, acrescentar sal; salgar. Etimologia (origem da palavra salinizar). Salino + izar.
É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)
Calçar as luvas de procedimento; Posicionar o cliente de maneira confortável e adequada à realização do procedimento; Expor a região a ser puncionada; Palpar a rede venosa para escolher o local a ser puncionado, de preferência vasos periféricos superficiais de grosso calibre e distante das articulações.
O tempo de permanência do cateter venoso central é variável e deverá levar em consideração a necessidade de infusão por veia central. Com cuidados rigorosos, a permanência pode ser de 30 dias, o que implica o aumento da frequência das complicações tardias.
Cuidados com o acesso venoso periférico
A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.
Flebite é toda inflamação da parede de uma veia. Ela pode ocorrer em qualquer veia do corpo, de médio ou de grande calibre, mas afeta principalmente as veias varicosas das pernas, mais frequentemente as do sistema venoso superficial. Nem todas as pessoas que têm varizes terão flebite .
Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.
Tromboflebite é uma inflamação de uma ou mais veias causada por um coágulo sanguíneo, que geralmente acontece nas pernas ou em outras partes inferiores do corpo. Raramente, a doença pode acontecer em veias dos braços ou do pescoço.
A flebite um termo utilizado para designar todo tipo de inflamação da parede das veias. Esta inflamação da parede do vaso permite a aderência de plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue, e estas podem formar um trombo, levando a uma condição chamada tromboflebite.
Flebite ou tromboflebite é o inchaço de uma veia, geralmente com a presença de grandes ou pequenos coágulos sanguíneos na veia. Existem basicamente dois tipos dessa condição: flebite superficial e flebite venosa profunda ou trombose venosa profunda.
A flebite superficial é geralmente um diagnóstico clínico inicial, com achados clínicos de dor, hipersensibilidade, induração e eritema ao longo de uma veia superficial. É devido à inflamação, que pode ser acompanhada por trombose e, menos comumente, infecção da veia.
Como é feito o Tratamento. O tratamento da flebite deve ser sempre orientado pelo médico, e pode ser feito com a administração de anticoagulantes, realização de massagens com pedrinhas de gelo na região, elevação da perna com apoio de travesseiro e uso de meias de compressão elástica, como as meias Kendall, por exemplo ...
Qual é o Tratamento da Flebite? O tratamento deve ser orientado por um médico especialista (Angiologista/Cirurgião Vascular), indicando principalmente: – Realização de compressa morna; – Antiinflamatórios, por curto período (prescrito pelo médico);
Flebite (Tromboflebite): o que é, sintomas e como é feito o tratamento. A flebite, ou tromboflebite, consiste na formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma veia, que impede o fluxo de sangue, o que provoca inchaço, vermelhidão e dor no local afetado.
Como prevenir flebites A escolha de veias calibrosas diminui as chances de problemas na inserção de cateteres. Outra estratégia diz respeito aos materiais, como a escolha do menor dispositivo para infusão. Também é indispensável o rodízio do local puncionado a cada 72 horas.