A reação álcali-agregado (RAA) é a reação química que ocorre internamente em uma estrutura de concreto entre os hidróxidos alcalinos (provenientes do cimento, da água de amassamento, de aditivos químicos, de adições pozolânicas, entre outros.) e alguns tipos de minerais presentes nos agregados.
A melhor maneira de prevenir a ocorrência da manifestação patológica é a utilização de cimento com baixo teor de álcalis, emprego de agregados inertes ou evitar a difusão da umidade.
A forma mais eficaz de prevenir a RAA é o conhecimento adequado da reatividade do agregado aos álcalis, o que exige a utilização de ensaios que permitam um correto diagnóstico.
Reação álcali-agregado são óxidos de potássio e de sódio (K2O + NA2O), uma reação deletéria, com sigla de RAA. ... O cimento e seus agregados, em presença de umidade, a reação RAA, se expande, gera fissuras, deslocamentos e podem levar a um comprometimento das estruturas de concreto.
O que é etringita tardia (DEF)? Trata-se de um composto químico mineral de sulfato de cálcio e alumínio hidratado, de incolor a amarelo, que cristaliza no sistema trigonal. ... Nestes dois casos é comum a temperatura iniciail atingir valores acima de 65ºC e 70ºC no concreto, o que impede a formação normal de etringita.