A rede formada por nervos e cérebro é chamada de sistema nervoso. Os animais invertebrados têm um sistema nervoso simples. A planária (à esquerda) tem aglomerados de células nervosas, ou gânglios nervosos, em lugar do cérebro. O gafanhoto (à direita) tem um grupo maior de gânglios nervosos, que compõe seu cérebro.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
- um desenvolvido endoesqueleto axial e apendicular, constituído por dezenas ou centenas de vértebras fusionadas à coluna vertebral; - uma peculiar morfologia craniana; - um sistema muscular composto por três tipos de tecidos (estriado esquelético, estriado cardíaco e liso);
O grupo dos cordados é dividido em 3 subfilos: Urocordados, Cefalocordados e Vertebrata. Urocordados: Animais marinhos e sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção. Sua reprodução ocorre de maneira sexuada e sua respiração acontece por meio de sifões. ... Vertebrata: Constituem os animais vertebrados.
Sua principal característica é a presença da medula espinhal e coluna vertebral. Os animais vertebrados pertencem ao reino Animalia, e ao filo Chordata. Esses animais têm vértebras, isto é, os ossos formam a coluna vertebral.
Uma dessas características pode ser a presença de ossos. Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. ... Os animais invertebrados não possuem ossos. Algumas espécies possuem o corpo mole, outras apresentam uma estrutura rígida externa que ajuda a sustentar o corpo.
resposta: Os vertebrados (Vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro. ex:peixes,pássaros etc.
A presença de pelos, glândulas mamárias, diafragma e dentes diferenciados são características exclusivas dos mamíferos. Os mamíferos são animais endotérmicos. Os mamíferos possuem sistema digestório completo. Os mamíferos apresentam circulação fechada, dupla e completa.
Resposta. Os mamíferos possuem glândulas mamárias,pelos e reprodução interna, enquanto as aves não possuem nenhuma dessas características.
Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.
A pele dos animais mamíferos normalmente é composta por três camadas de tecidos distintos (o tegumento): a epiderme, a derme e a hipoderme, cada uma contendo características próprias, desempenhando a função básica de revestimento.
Alguns mamíferos apresentam garras, unhas, chifres e cascos. As garras e os cascos de alguns mamíferos são formados por queratina, enquanto que os cornos, estruturas permanentes, podem ser formados por queratina, como no rinoceronte; ou osso coberto por queratina ou pele, como no boi e no antílope.
Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas ...
Pelos. Os pelos têm várias funções, além de manter a temperatura do corpo, como falamos antes. Pense agora nos animais peludos, muito mais peludos do que os seres humanos. ... Os pelos nesses animais ajudam a proteger também de choques, quedas, machucados e batidas, além de proteger dos predadores.
Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
Mamíferos: têm o corpo coberto de pêlo, alimentam-se de leite materno; respiram pelos pulmões; nascem da barriga da mãe. Aves: têm o corpo coberto de penas; têm bico; têm asas; respiram por pulmões; nascem de ovos. Peixes: têm o corpo coberto de escamas e barbatanas; respiram por guelras; nascem de ovos.
O corpo das chamadas "pererecas" é coberto por uma fina pele, que é úmida e lisa. Os anfíbios, que são animais vertebrados, diferentemente dos répteis não possuem escamas no corpo. É devido a isso que a maior parte deles dispões de uma pele lisa, úmida e fina.
Os répteis têm o corpo coberto de escamas e respiram por pulmões. Nascem de ovos e deslocam-se andando, como o lagarto, rastejando, como as cobras, e nadando, como as tartarugas.
As pererecas vivem em áreas úmidas e com vegetação. Em alguns lugares do país, às vezes podem ser encontradas dentro das residências. Ao contrário das rãs, que costumam viver em lagoas, as pererecas geralmente habitam em árvores.
Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.
O que é Gia: É uma rã grande da qual falam alguns nordestinos. Pode ser de coloração verde,amarela ou cor escura. Dão grandes saltos vivem sob tábuas,dentro de caixas com poucos movimento,algumas vivem em bananeiras ficando assim bem camufladas.
Para muitas culturas o principal simbolismo das rãs tem a ver com a fertilidade. ... Alguns dos elementos e palavras-chaves associadas com as rãs são: sorte, pureza, renascimento, renovação, fertilidade, liderança, transições, sonho ou mundo onírico, oportunidade, ponto intermediário, e processo de metamorfose.
SubstantivoEditar
Palavras que rimam com Ra:
RãS | Definição ou significado de RãS no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Significado de Rã substantivo feminino [Zoologia] Anfíbio da ordem dos anuros, saltador e nadador, de pele lisa, verde ou parda, que se encontra nas proximidades da água, em lagos ou pântanos. Aspecto comum aos anfíbios anuros, principalmente os pertencentes ao gênero Rana; rã-verdadeira.