É como se o mapa formasse um cilindro envolvendo o globo terrestre. Esse tipo de projeção conserva os ângulos de cada território e, por isso, é usado até hoje para a navegação marítima, por exemplo. No entanto, na hora de planificar a Terra, as áreas sofrem distorções – especialmente longe da linha do Equador.
A Groenlândia é uma ilha enorme? Qual é o verdadeiro tamanho da África? E do Brasil? Representar um mundo em 3D em um mapa 2D resulta em algumas distorções de tamanho e proporção — e é por isso que a nossa noção da geografia de diferentes países está, muitas vezes, errada.
Seus mapas ganharam popularidade e foram usados como cartas náuticas, uma vez que permitiam traçar rotas como linhas retas, diferentemente de outras projeções mais precisas. As distâncias entre os meridianos e paralelos, no entanto, estão distorcidas.
Trata-se do Authagraph, criado por Hajime Narukawa, depois de 15 anos de trabalho. Seu principal mérito é que mantém as proporções entre as áreas de forma “substancial”, como explica a empresa do designer em seu site, evitando alguns dos problemas de mapas mais conhecidos.
O mapa que aprendemos na escola geralmente é baseado na projeção de Mercator, criada pelo cartógrafo Gerardus Mercator em 1569. É uma projeção de mapa cilíndrica, na qual você coloca o globo em um cilindro e depois projeta cada ponto do mapa em um ponto correspondente no cilindro.
O site foi criado pelos engenheiros de software James Talmage e Damon Maneice, que tiveram a ideia após assistirem a um episódio da série The West Wing: Nos Bastidores do Poder. "Esperamos que os professores usem [o nosso mapa] para mostrar aos alunos o quão grande é o mundo", escreveram os criadores no site.
O quinto mapa é o Mapa do mundo terrestre, que também é conhecido como planisfério terrestre. Você já viu o Mapa mundial topográfico? Este é o seto mapa múndi que vamos compartilhar com vocês: O ultimo mapa que vamos compartilhar com vocês é o Mapa do mundo antigo
Em agosto de 2018, alguns cartógrafos lançaram outro mapa de projeção da Terra na esperança de superar todos os problemas encontrados nos modelos anteriores. A verdade é que, provavelmente, essa discussão cartográfica ainda irá longe.
Para os curiosos, entretanto, o tipo de mapa mais útil é baseado no método de Gall-Peters, uma projeção retangular que prioriza dar às áreas os tamanhos corretos em relação umas às outras. É justamente nesse tipo de projeção que o The True Size Of... foi criado — a ideia é permitir que o internauta tenha uma perspectiva mais correta dos tamanhos.
RESPOSTA: Não. Apesar das várias maneiras de representar o espaço geográfico, não é possível representar o mundo como ele realmente é, haverá sempre distorções nas proporções representadas.
Dito de outra forma: podemos murchar a Terra tridimensional e representá-la em duas dimensões. E, ao fazê-lo, a precisão dos mapas anteriores seria definitivamente superada. É claro que nenhuma mapa plano do nosso planeta pode ser perfeito.
"Cada país é projetado para que esteja disposto na esfera assim como aparece quando vemos imagens do Planeta Terra", explicou Kaye no Reddit. "No entando, por ter uma distorção nos polos, acaba havendo uma dificuldade para encaixar os continentes em um grande bloco novamente.”
Authagraph é uma projeção cartográfica de área-igual inventada pelo arquiteto japonês Hajime Narukawa (鳴川肇), em 1999. Embora conceitualmente na categoria de uma projeção de igual-área, isso exigiria uma subdivisão para se qualificar como um mapa de igual-área.
Não é possível fazer um mapa mundi sem distorções. Como a Terra é um globo (na realidade tem o formato geoide, que é um globo com os polos achatados), é impossível reproduzir todo o território em um mapa plano sem que haja distorções.