Boas maneiras na Introdução Alimentar Participativa
Quais os métodos de introdução alimentar?
Gill Rapley
Recentemente, muito tem se falado sobre o método Baby-led weaning de introdução alimentar.
É o método BLW, do inglês “Baby Led Weaning”. Nessa “nova estratégia para alimentar o bebê”, ele recebe a comida da família, na consistência habitual, e deve ser encorajado — ele mesmo — a pegar os alimentos e levá-los à boca. É o bebê que decide o que quer e quanto quer comer em cada refeição.
Como iniciar a alimentação do bebê
Como oferecer frutas para bebê?
Assim, consideramos que a introdução de novos alimentos deverá iniciar-se pela sopa de legumes entre o 4º e o 6º mês (ao 4º mês se o seu bebé teve apenas aleitamento artificial; mas preferivelmente só ao 6º mês quando o aleitamento é materno).
Introdução alimentar é o termo que se refere à fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros alimentos além do leite materno. De acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela deve ser iniciada no sexto mês de vida.
Algumas frutas boas para iniciar a alimentação sólida do bebê são maçã, pêra, banana e mamão, goiaba e manga. Mingaus: os mingaus apenas devem ser adicionados a introdução alimentar quando feitos de acordo com a orientação do pediatra ou do nutricionista, seguindo a diluição indicada no rótulo.
A partir dos 8 meses, algumas preparações da casa como o arroz, feijão, cozidos de carne ou legumes podem ser oferecidos à criança, desde que amassados ou desfiados e que não tenham sido preparados com condimentos (temperos) picantes.
Entre 9 e 18 meses começa, geralmente, o processo de introdução da alimentação mais sólida, chamada também de alimentação da família.
Para o bebê, do sexto ao oitavo mês, o arroz precisa ser bem macio, uma papa. A partir do nono mês, o bebê passa a comer o arroz soltinho, exatamente como o dos pais. Isso significa que, nesses dois primeiros meses, temos duas boas alternativas. Preparar uma panela de papa, com mais água e mais tempo de cozimento.
Mas se sobrou do almoço, por exemplo você pode tranqüilamente deixar na geladeira por até 24 horas e oferecer no jantar, ou no almoço do dia seguinte. Mais do que isso para um bebê, não é adequado. Caso a quantidade preparada seja grande, congele em pequenas porções, o suficiente para um próximo consumo do bebê.
No início da introdução alimentar ofereça 3 colheres de sopa de papinha. Crianças de 6 meses até um ano podem comer em média de 250g á 350g (6 a 8 colheres de sopa) de papinha, cada criança tem um apetite diferente e uma necessidade calórica diferente.
Faça lanches com frutas e lanches naturais, evitando o uso do açúcar. Para preparar um café da manhã - ou lanche da tarde - mais saudável, uma boa sugestão é recorrer a receitas com frutas (maçã, banana, manga, mamão, melão, morango e por aí vai) e alimentos mais naturais e saudáveis, como pães e biscoitos integrais.
O bebê pode tomar entre 3 e 5 mamadeiras por dia, o que equivale a 227 ml de leite cada vez que se alimentar. Se ele já consumir outros tipos de alimento, você pode deixar passar mais tempo entre as refeições para dar a mamadeira.
Os melhores presentes para um bebê de 1 ano
O bebê com 1 ano começa a ser mais independente e querer descobrir tudo sozinho. Começa a cantar, rir e falar cada vez mais. A partir desta fase o ganho de peso será menor à medida que o crescimento será maior. Nesta fase o bebê não gosta de estranhos, nem de ficar longe da mãe, nem em lugares estranhos.
Presente para recém-nascido: 12 dicas para se inspirar
Como fazer:
Brinquedos Reciclados Fáceis de Fazer
Separe potinhos de iogurte, caixas de leite, barbante, papelão, tesoura sem ponta, revistas velhas e muito mais materiais e confira as ideias que separamos de brinquedos reciclados para educação infantil. Aproveite os rolos de papel higiênico ou papel toalha para criar bichos, objetos, carrinhos e etc.
Aprenda conosco a fazer um telefone com materiais recicláveis: - Pegue um pedaço de linha e duas latas vazias (de preferência, latas de sopa). Se você não tiver latas ou não quiser usá-las, você também pode usar copos (de preferência, de plástico), como os mostrados aqui.
Objetos Feitos com Material Reciclado
Corte alguns pedaços de cartolina ao redor para decorar. Enfie o seu palito de churrasco na base da caixa de madeira. Depois corte o seu tecido em V para criar a bandeira, colando no palito de churrasco. Seu brinquedo com material reciclado está pronto!
Comece fazendo furos em quatro tampinhas de garrafas descartáveis. Em seguida, posicione uma das pontas do palito na tampinha e aplique cola quente. Deixe secar muito bem. Logo após, posicione canudos coloridos nos palitos, com tamanho somente um pouco maior do que a largura da caixa de leite ou da caixa de suco.
Como fazer um porta-trecos com caixa de leite: Materiais
Para fazer porta-trecos de caixa de leite você irá precisar de: