O curtimento baseia-se na reação de substâncias químicas curtentes com o colágeno da pele. Uma vez curtida, a pele passa a ser denominada de couro. Quando o curtimento é feito com cromo, o couro é chamado de couro wet-blue devido à sua umidade e coloração.
Em seguida, siga os seguintes passos para curtir o couro:
No final do curtimento ao cromo, os couros recebem a denominação de wet blue, pois apresentam a cor azul determinada pelo cromo. ... A operação de engraxe é realizada com a finalidade de incorporar substâncias lubrificantes no couro visando à maciez.
O couro ou coiro é a pele curtida de animais, utilizado como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, tais como: sapatos, cintos, carteiras e bolas de determinados esportes como basquete, entre outros.
O artesão faz um curtimento artesanal, usando casca de angico, uma árvore nativa do Brasil encontrada no cerrado e na caatinga. A casca da planta é rica em tanino, componente responsável por tingir o couro e deixá-lo bem curtido. Para isso, a casca é quebrada ou triturada e misturada com água.
Basicamente, existem três tipos de couro: sintético, ecológico e o legítimo.
Couro legítimo O tipo mais conhecido e popular é de origem bovina, mas o couro de cobra ou de jacaré também existe e costuma ser muito apreciado. O couro bovino, por ser bastante acessível, é utilizado na confecção de peças de roupa, acessórios e estofados.
Examine a aparência. Em geral, as peças feitas em couro legítimo são mais encorpadas e sua superfície pode apresentar pequenas ranhuras, marcas e diferenças mínimas de tonalidade. Nada disso é considerado como defeito, pois faz parte das características naturais do produto.
Imitação de pele com qualidade e robustez superior. Também conhecido como Napa, é um material sintético com textura semelhante à pele. Resistente e lavável para todos os projetos de costura criativa e também de confeção ou decoração.
A napa é um plástico laminado de PVC acoplado a uma fina tela de poliéster, e é utilizado para confecção de materiais diversos como bolsas, mochilas, necessaires, capas, brindes, forrações e revestimentos diversos, brinquedos, camas pet, etc.
Os sintéticos ainda se classificam em courino e courvin, que se diferenciam pela base. “A do courino é uma malha artificial maleável – nessa categoria, encontra-se o Corano, que, na verdade, é marca registrada da Cipatex”, afirma Hamilton Cardoso, do Armazém Tecidos, de Campinas, SP.
Courvins: São materiais que possuem uma malha menos densa na parte inferior, inclusive parecendo muitas vezes mais uma tela, em alguns casos a malha pode ser de nylon, algodão ou até mesmo uma sarja, é mais espesso que o corino e tem aparência de possuir maior resistência.
O Corano além de já ser naturalmente bem mais resistente que os tradicionais corinos, tem também uma película de P.U chamada de Natural Comfort sobre sua superfície, que proporciona mais conforto e maciez, sem falar que a redução de atrito causada por esta película prolonga a vida útil, evita o ressecamento e inclusive ...
O corino é um tecido que imita as características do couro, porém não é de origem animal. A base é de tecido 100% algodão, composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano. O verso do corino apresenta um material semelhante à lã e é um tecido de baixo custo em relação ao couro legítimo. ...
O Corano e Corirno são materiais semelhantes entre si e, claro, semelhantes ao couro natural. ... Enquanto o couro legítimo é voltado para projetos exclusivos e de maior valor agregado, os tecidos Corano e Corino para sofás são voltados para quem busca custo-benefício e beleza.
O Corano é um revestimento semelhante ao couro natural, composto de uma alta concentração de PVC, que pode ir de 70 a 100%. ... É a partir do plástico, portanto, que se consegue um aspecto muito próximo do couro legítimo. É indicado para revestir tanto estofados residenciais como os corporativos.
Corino: este tecido é muito similar ao couro, com a vantagem de ser mais em conta e também muito agradável ao toque. ... O suede é um tecido de poliéster de alta resistência a fricção, com acabamento tipo flanelagem imitando a pele de camurça. É macio, durável, resistente a líquidos e manchas.