Índices do mercado financeiro servem para serem termômetros do desempenho de determinado grupo de ativos. E, no Brasil, um importante índice, que vem ganhando cada vez maior relevância entre investidores, é o IFIX.
O KNCR11 (Kinea Rendimentos Imobiliários) já foi o maior fundo imobiliário brasileiro. Este fundo é também um fundo de papel, tendo títulos de dívidas imobiliárias dentro de seu portfólio. A participação do KNCR11 no IFIX é de 4,8%.
LEIA TAMBÉM | Maiores FIIs do Brasil em 2021: descubra quais são e como investir
Podemos utilizar os seus dados pessoais e contatá-lo para oferecermos produtos e serviços do Grupo XP Inc., e garantirmos que está atualizado sobre as oportunidades do mercado financeiro adequadas a seu perfil.
Para isso, busque entender o funcionamento desse mercado através de bons cursos sobre fundos imobiliários.
Para que o IFIX seja calculado, existem alguns critérios fundamentais, que existem em qualquer tipo de índice. Nesse sentido, há o critério de inclusão, que seleciona quais FIIs entrarão para o cálculo do índice. E também o critério de ponderação, que determina o peso de cada fundo dentro desse índice.
Para isso, seria preciso que o próprio investidor comprasse todos os fundos imobiliários presentes do IFIX nas mesmas proporções do índice. Isto é, obviamente, quase que impossível e também muito trabalhoso.
Enfim, os critérios para criar um índice são infinitos. Contudo, todos esses possuem o objetivo primário de incluir em sua cesta de ativos, papéis com algum tipo de semelhança. Vale destacar, ainda, que o principal objetivo desses índices é de servir como benchmark para aplicações financeiras. Isto é, como uma espécie de referência de desempenho financeiro.
Além disso, os fundos imobiliários têm algumas vantagens em relação aos demais tipos de fundos.
5.6. Fica desde já estabelecido que o presente Regulamento poderá ser cedido e/ou transferido, parcial ou integralmente, entre as empresas e afiliadas do Grupo XP Inc., mediante o prévio e expresso aviso aos participantes do Evento.
A volatilidade é uma medida de risco do investimento, e é calculada através do desvio-padrão anual dos retornos mensais do índice.
O mercado tende a comparar a rentabilidade dos fundos imobiliários com CDI. No entanto, para se medir a atratividade dos FIIs, o melhor é fazer essa comparação com juros reais de longo prazo. Para isso, utilizamos títulos públicos do Tesouro (NTN-B) com vencimentos longos, que seriam os títulos mais seguros, são corrigidos a inflação e ainda pagam um prêmio (IPCA + taxa).
3.7. Os participantes que tenham preenchido o formulário de inscrição e optado pelo recebimento de comunicações, declaram-se cientes e autorizam expressamente o recebimento de informativos pela EXPERT XP ONLINE, empresas do Grupo XP INC e seus parceiros, por quaisquer canais, entre eles e-mail, telefone, WhatsApp, SMS, a respeito de ofertas, produtos e novidades, nos termos da Política de Privacidade abaixo.
Isso ocorre porque os critérios de exclusão desse índice dos fundos imobiliários são brandos – o que faz com que a maior parte dos FIIs da bolsa esteja presente nesse índice.
O SMLL é outro índice brasileiro muito importante. Isso porque ele representa o desempenho financeiro das Small Caps da bolsa. Isto é, a performance das menores companhias de capital aberto, levando em consideração o seu valor de mercado.
5.4. Fica desde já estabelecido que a XP, as empresas do Grupo XP Inc. e os demais participantes cumprem integralmente com os princípios e diretrizes estabelecidas pelo Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, concordando em cumprir e fazer cumprir, conforme o caso, com (a) respeitar o direito de livre associação e negociação coletiva de seus funcionários; (b) respeitar e promover a diversidade, abstendo-se de todas as formas de preconceito e discriminação, garantindo que nenhum empregado, fornecedor, parceiro e cliente receba tratamento discriminatório em função de sua raça, cor de pele, origem étnica, nacionalidade, posição social, idade, religião, gênero, orientação sexual, condição física, mental ou psíquica, estado civil, opinião, diretriz política, entre outros; e (c) defender e apoiar a erradicação da exploração sexual, assim como coibir o assédio sexual e moral em sua força de trabalho.
5.2. O titular e/ou portador do ingresso declara expressamente que leu, entendeu e concordou com este Regulamento e está plenamente consciente dos direitos e deveres aqui descritos.
4.9. As suas informações pessoais serão mantidas durante o tempo necessário para cumprir com os fins para os quais as informações são tratadas ou por outros motivos válidos para reter suas informações pessoais, como por exemplo o cumprimento de obrigações legais.
LEIA TAMBÉM | Fundo imobiliário de papel: entenda como funciona e se vale a pena investir
O HGRE11 (CSHG Real Estate) é um fundo de lajes corporativas que já foi bastante diversificado. Nesse sentido, teve escritórios, faculdades e até imóveis logísticos em sua composição. A participação do HGRE11 no IFIX é de 2,8%.
Necessitamos verificar a sua identidade de forma a validá-lo como cliente. O uso da sua informação pessoal é necessário para criarmos a sua conta em nossa plataforma de conteúdo digital, possibilitando seu acesso ao conteúdo publicado, para que assim consigamos executar os serviços e cumprir com as nossas obrigações contratuais.
A seguir, alguns dos principais fundos de investimentos imobiliários (FIIs) do IFIX e o seus respectivos pesos no índice. Vale destacar que esse peso pode e irá variar ao longo do tempo conforme o valor de mercado de cada fundo muda.
Levando em consideração todas essas informações colocadas em relação ao índice de fundos imobiliários, alguns investidores podem acabar se perguntando: mas qual foi a rentabilidade histórica do IFIX?
“Os fundos imobiliários, por si só têm uma característica básica: são um investimento de longo prazo“, explica Maria Fernanda. A comparação mais direta é investir em um imóvel. Por exemplo, comprar um apartamento dificilmente será um investimento para curtíssimo prazo: é de se esperar algum tempo até que o dinheiro aplicado passe a dar frutos consistentes. Com os fundos imobiliários, não é diferente, dado que os ativos presentes em FIIs estão justamente ligados à classe imobiliária. Por isso, a estratégia de longo prazo deve ser a procurada ao investir nessa classe de ativos.