Como começar a escrever um roteiro?
Ato (do latim actu), no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra.
CENA: Qualquer marcação ou diálogo dos atores. Cada uma das unidades de ação duma peça, cuja divisão se faz segundo as entradas ou saídas dos atores: cena francesa. Consiste sempre basicamente de: início, meio e fim. Divisão do ato da peça teatral, momento de uma peça.
Também chamado rotunda. É a tela que fecha ao fundo o espaço cenográfico, quando não há ciclorama ou quando se deseja encurtar o espaço cênico.
220) e estereótipo significa “conceito padronizado sobre pessoas, raças, etc” (p. 402). Nas artes cênicas compreendo que o clichê pode aparecer também através de repetição de frases, gestos e encenação.
O cinematógrafo era apoiado em um tripé para garantir a estabilidade durante a filmagem. Ele não possuía um visor. O enquadramento era feito pouco antes do instante da gravação, com o aparelho aberto e o cinegrafista olhando diretamente através da janelinha (a objetiva).
Cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários a cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, montagem, desmontagem e remontagem das diversas unidades do trabalho.
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.
Elabora o figurino de personagens de uma produção artística, seja ela teatral, musical, cinematográfica ou televisiva, envolvendo os trajes, adereços e acessórios de acordo com os aspectos do roteiro.
O cenógrafo é o profissional responsável em conceber, criar e utilizar os elementos da cenografia de acordo com o roteiro e a ideia do espetáculo. Ele coordena a montagem da estrutura, o processo de criação e a construção do espaço usando luz, itens de decoração e todas as possibilidades técnicas que tem em mãos.
Para o teatro, cinema, literatura, televisão, dança e ópera, o papel da cenografia é o já referido acima. Em uma exposição sua função é de suporte, organização e introdução: outro grau de sutilezas, que só são eficientes quando não competem com a obra.
O encenador, diretor teatral ou diretor cênico é o responsável por supervisionar e dirigir a montagem de uma ópera ou peça de teatro, trabalhando diretamente a representação, decidindo a melhor forma de conjugar os diversos esforços da equipe de trabalho em todos os aspectos da produção.
A cenografia, do grego skenographia e do latim scenographia, sín- tese histórica e tecnológica do ato projetivo cênico, abrange atualmente todo o processo de criação e construção do evento estético-espacial e da imagem cênica.
“A cenografia, no Ocidente, é uma arte nascida para os palcos construídos a céu aberto em que a antiguidade grega viu florescer textos teatrais que questionavam a ação humana e sua interação com os deuses, e que eram encenados em festivais religiosos” (1).
Home Staging ou a arte de criar cenários.
Desenhos nas tendas onde os atores se trocavam dão o pontapé inicial para a criação da cenografia. As apresentações de teatro eram realizadas quase em sua totalidade ao ar livre, pois os primeiros prédios de teatro foram construídos em madeira e somente no século V, estes prédios foram feitos em pedra.
No teatro os personagens são representados pelos atores como em uma brincadeira de faz de conta, em que o ator “finge”, ou seja, interpreta um rei, um bicho ou outras pessoas.
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. ... A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.