Caminhando para a frente, levante os joelhos flexionados o mais alto possível, como se fosse encostá-los no peito. Faça, alternadamente, 14 vezes com cada perna. Caminhando para a frente, erga a perna estendida o mais alto que puder (faça um movimento de pêndulo, não de chute). Execute 14 vezes com cada perna.
Como fazer: Fique em uma perna com o joelho levemente flexionado. Sem arredondar as costas, vá para frente e para baixo em direção ao chão enquanto levanta a outra perna atrás de você no mesmo plano do tronco. Alcance o máximo que puder sem perder a boa forma ou o controle do joelho e, em seguida, recue.
Tratamento
Significado de Hiperextensão substantivo feminino Extensão extrema ou excessiva. Etimologia (origem da palavra hiperextensão). Hiper + extensão.
Não é raro encontrar pessoas com força normal, mas que não exibem contração do quadríceps na postura parada e têm o joelho hiperestendido. Na prática isso quer dizer que o joelho fica muito esticado e mantém a sua posição passivamente, “travando” as estruturas localizadas na parte posterior da perna.
Trata-se de uma hiperextensão dos joelhos (acima de 10°) causada por uma hipertrofia/ encurtamento do quadríceps (musculatura extensora) e hipotrofia/ hipotonia da musculatura posterior da coxa.
JOELHO FLEXO( OU GENO FLEXO): Projeção dos joelhos pra a frente, fazendo com que a linha de gravidade passe por cima ou por traz dos joelhos. É causado pela hipertrofia da musculatura flexora dos joelhos (semitendinoso, semimembranoso, poplíteo, bíceps da coxa, plantar delgado, reto interno, gastrocnêmio, sartório).
O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma situação em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro.
A lesão do cruzado posterior está relacionada sempre a um trauma no joelho, ou seja, entorse ou pancada direta como em um acidente de moto ou acidente de carro. A lesão do ligamento cruzado posterior não se desenvolve espontaneamente, ou seja, sem trauma, como descrito acima.
A maior parte dos pacientes tem a sensação de dor e edema - inchaço. Pode haver falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar. A dor e o inchaço moderado do trauma inicial geralmente desaparecem de duas a quatro semanas, mas o joelho permanece instável.
Os sinais e sintomas de uma torção no joelho incluem:
Dois discos cartilaginosos, os meniscos, têm a função de amortecer os impactos. Geralmente o ligamento cruzado anterior é rompido durante a prática de esporte, quando há uma hiperextensão do joelho ou uma rotação excessiva com a perna fixada.
Ela acontece quando o nosso pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. E o ligamento, responsável justamente por conter esse movimento, não aguenta com o peso do corpo e se rompe.