Para ver quais os shells que estão disponíveis no sistema, basta verificar o conteúdo do arquivo /etc/shells. O Linux apenas pedirá a senha do usuário logado para confirmar a alteração. Na próxima vez que o usuário logar no sistema, o ash será o seu shell padrão.
Comando uname O comando uname, que significa Unix Name, vai mostrar informações detalhadas sobre seu sistema Linux. Isso inclui o nome da máquina, do sistema operacional, do kernel e assim por diante.
Como saber a versão do CentOS/RedHat
Abra um terminal no Ubuntu, pra começar a brincadeira ( Ctrl + alt + T ). No Ubuntu, o comando cat também pode ser usado para ver a versão instalada. No LSB modules are available. Há outras maneiras de se determinar a versão do sistema operacional em uso.
Uma maneira rápida de descobrir qual é a versão do Ubuntu que está diante de você neste momento é assim: Abra um terminal e digite cat /etc/lsb-release. Simples e rápido.
Atualizando o Ubuntu para uma nova versão
Vá em Configurações do Sistema” e em seguida “Informação do Sistema”, na tela que abrir a informação sobre o tipo do sistema operacional virá com a informação de “Tipo de OS” (Se 32-bit ou 64-bit.
A única parte importante para que você saiba se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit é a “machine”, que no meu caso mostra “x86_64”, ou seja: 64-Bit. Caso você tenha visto algo como i686 ou i386, seu sistema é de 32-bit.
Clique com o botão direito do mouse em “Computador” e depois em “Propriedades”; Clique na aba “Geral”; Será exibido em “Sistema” a versão do sistema operacional; Se o Windows XP for de 32 bits apenas o nome da versão será exibido, mas se for de 64 bits, ela será referida como “x64 Edition”.