Dicas para ter uma alimentação saudável
Objetivo específico – Despertar os hábitos de uma boa alimentação e o conhecimento do aluno para a importância de consumir alimentos saudáveis, favorecendo sua qualidade de vida e a de seus familiares.
Dicas para uma alimentação saudável
Nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação. É uma profissão que tem tudo a ver com vida saudável, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come.
Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.
A Nutrição funcional baseia-se em 5 pilares principais:
Os principais tipos de nutrição dos seres vivos são: - Nutrição heterotrófica: caracterizada pela necessidade de conseguir o alimento já pronto do ambiente. ... - Nutrição autotrófica: caracterizada pela capacidade de produzir o próprio alimento. Exemplos: vegetais, algas e algumas espécies de bactérias.
Resposta. Os seres vivos adquirem matéria e energia de formas variadas. Nos seres autotróficos, o principal processo é a fotossíntese (plantas, algas e algumas bactérias). ... Existe uma enorme diversidade de captação de alimentos que depende das características dos organismos, do seu habitat e do seu estilo de vida.
Através da alimentação conseguimos evitar o aparecimento de doenças e até mesmo tratá-las com eficiência, para que tenhamos um organismo saudável em qualquer idade. Os principais nutrientes encontrados nos alimentos são os carboidratos, as proteínas, as gorduras, as vitaminas e os minerais.
A Nutrição é uma ciência que visa a manutenção da saúde, prevenção de doenças, tratamento de desequilíbrios orgânicos, melhoria do desempenho esportivo, alteração da estética corporal, além de proporcionar prevenção do envelhecimento, melhoria na cognição, bem estar, equilíbrio, prazer ao paladar dentre outros ...
Entre as atuações do nutricionista, estão o combate à obesidade infantil, a orientação sobre a alimentação adequada para os idosos e a nutrição para gestantes, diabéticos, pessoas com hipertensão arterial etc. Além, é claro, de orientar dietas especiais para quem apresenta IMC elevado.
É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.
A função básica de um nutricionista é avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas no dia a dia. E, a partir dessa análise, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas calóricas e nutricionais de cada um.