A máquina eletromecânica de Turing, que prenunciava o computador, decodificou o Enigma, código "impossível de decifrar" que os nazistas usavam para transmitir ordens para sua cadeia de comando. A existência de Bletchley Park, local de trabalho de Turing, ao norte de Londres, permaneceu em segredo até a década de 1970.
Por meio do seu trabalho, foi desenvolvida uma máquina conhecida como “bomba eletromecânica” (The Bombe, em inglês), que decifrou o código da máquina Enigma utilizado pelos alemães, e permitiu que os Aliados tivessem acesso a informações privilegiadas ao longo da guerra.
Idealizada em 1833 por Charles Babbage, um professor da Universidade de Cambridge, considerado o "pai" da informática moderna, a máquina analítica era muito similar, em conceito, aos computadores atuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar virtualmente qualquer operação.
Charles Babbage
É considerado o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado num computador, e Lovelace é recorrentemente citada como a primeira pessoa programadora por esta razão. No entanto, a máquina de Babbage jamais foi construída.
Turing foi submetido à castração química. O tratamento à base de hormônio feminino era para supostamente diminuir a libido dele. Alan Turing desenvolveu seios e formas femininas e se deprimiu. Dois anos depois da humilhação, ele foi encontrado morto ao lado de uma maçã com veneno mordida.
Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial por um grupo liderado por Tommy Flowers, para fazer a criptoanálise de códigos ultrassecretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.