Em 8 de abril de 1546, durante o Concílio de Trento, foi aprovada a afirmação do cânone da moderna Bíblia católica, que inclui os livros deuterocanônicos, como um artigo de fé (a lista de livros já havia sido reafirmada por unanimidade).
Autoria. Por ser uma coleção de livros, o Novo Testamento foi escrito por vários autores. A visão tradicional é que esses livros foram escritos ou por apóstolos, como Mateus, João, Pedro e Paulo; ou por discípulos que trabalharam sob a direção desses apóstolos, como Marcos e Lucas.
Há no Antigo Testamento, os livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), os Livros Históricos (Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, que a Septuaginta e a Vulgata), os Livros Poéticos e Sapienciais (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos ...
Vejamos abaixo quais são estes grupos de livros do velho testamento:
Os profetas maiores são quatro: Isaías, Jeremias (que também teria escrito Lamentações), Ezequiel, Daniel.
Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os profetas maiores são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel.
São eles os profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Habacuque, Ageu, Sofonias, Zacarias e Malaquias. Jeremias: Além dos livros de Jeremias e Lamentações. Também os livros de 1 Reis e 2 Reis afirma-se que foram escritos pelo profetas Jeremias.
Os possíveis autores
O livro mais antigo da Bíblia NÃO é Gêneses: O livro mais antigo é o de Jó. Ambos, têm sua autoria atribuída ao profeta Moisés. Este último conta a história de um homem que dá título ao livro, Jó.