Ter variações de humor durante o dia é normal e está longe de ser um transtorno. Segundo a Dra. Renata Bataglin, psiquiatra do Hospital São Luiz, o TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) é um tipo de transtorno de humor caracterizado por fases de extrema modificação no humor da pessoa.
Desequilíbrio hormonal. Níveis inadequados de certos hormônios, como o cortisol (estresse) ou a dopamina (prazer), podem impactar diretamente o humor. Mulheres durante a tensão pré-menstrual (TPM), gravidez e menopausa, em especial, sofrem mais com o humor oscilante.
Falta se sono, má alimentação e trocas de temperatura também podem ser motivos para as pessoas sofrerem pequenas oscilações de humor. Para tratar as oscilações é preciso conhecer quais são os gatilhos que levam a quadros de tristeza ou agitação extremas.
Essas mudanças de personalidade e de comportamento podem ser causadas por problemas de saúde física ou mental. As pessoas podem ter mais de um tipo de mudança. Por exemplo, pessoas com confusão devido a uma interação medicamentosa às vezes têm alucinações e pessoas com extremos de humor podem ter delírios.
Faça psicoterapia A psicoterapia é uma aliada e tanto na hora de enfrentar qualquer transtorno de humor. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é um bom exemplo de tratamento para quem sofre com essas alterações no comportamento.
A variação de humor é esperada, pois nossos estados emocionais dependem de alguns fatores, como a forma de lidar com nossas emoções e de situações externas, ou seja, do que nos aconteceu ao longo do dia ou num período específico”, explica.
Mudanças de humor são um dos sintomas da gravidez mais conhecidos e que as grávidas mais comentam. Passar da alegria à tristeza e incomodar-se com coisas que antes você nem ligava, são sentimentos típicos que a gestante provavelmente vai viver e que de certa forma se parecem com os sintomas da TPM.
Quando você está triste ou nervosa, libera hormônios que aumentam seu ritmo cardíaco. Isso é transmitido para o bebê e pode também alterar a pressão arterial do seu filho. Então, ele sente os efeitos físicos do choro. Afinal, vocês estão conectados.
Se estiver com sono, tire um cochilo. Sonecas de 30 minutos, mais ou menos, podem repor as energias e deixar o dia mais leve.
Em geral, com o passar dos dias as náuseas diminuem e também ficam mais espaçadas, até desaparecerem por completo. Algumas mulheres podem sentir o desconforto até a semana 20 e, em casos mais raros e para as menos sortudas, o sintoma pode perdurar por toda a gestação.
Por isso é importante manter uma frequência de atividades físicas apropriadas para cada fase da gestação, acompanhada por um profissional. “Ela também deve manter sua rotina de cuidados pessoais, como ir ao salão de beleza, e evitar mudanças drásticas na aparência, especialmente nos cortes de cabelo.
As gestantes são mais propensas ao problema devido ao aumento da produção de melanina, a substância responsável pela pigmentação da pele nesse período.