Significado de Lufada substantivo feminino Refrega ou rajada de vento.
1. Refere-se ao som que as águas do mar emitem.
Com seu interior semelhante a um labirinto em espiral, a concha funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito apenas parecido com o barulho do mar. Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é a soma dos vários ecos gerados dentro da concha.
1. Elas são simples. Os amantes da praia são pessoas que apreciam alegrias simples na vida: belas paisagens, a sensação do sol quente na pele, um mergulho refrescante, uma tarde com amigos. Elas são as pessoas mais felizes para se ter ao redor, porque é fácil fazê-las felizes.
Confira alguns dos benefícios presentes na água salgada.
A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios. ... Se a montanha da qual vem a areia é rica em quartzo (um tipo de mineral), por exemplo, a praia fica branquinha.
A praia para a geografia é a área conhecida como 'faixa de areia' entre a população. "A praia é um ambiente natural localizado exatamente na zona de encontro entre o mar e a terra, região que nós chamamos comumente de área costeira", conceituou o professor.
O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene. Em 1901, foi concluída a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, após um século e meio de obras. ... No mesmo ano, as linhas de bonde da cidade chegaram ao bairro de Ipanema.
No início do século XIX, o Rio já era a segunda maior cidade do Brasil, atrás apenas de Vila Rica (atual Ouro Preto). Após a chegada da família real em 1808, a população cresceu rapidamente, e a cidade passou a ser a maior do país. ... Atualmente é a segunda mais populosa cidade do país, depois de São Paulo.
Durante os anos de 1840 a 1860, o Rio de Janeiro vai presenciar uma verdadeira febre por festas, bailes, concertos e reuniões. Desse modo, a corte se colocava em oposição à província, como formadora dos hábitos de civilidade, ratificado pela importação dos bens culturais da Inglaterra e da França.
Durante os anos de 1800, o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. A independência do Brasil foi consolidada e os nossos dois reinados foram sediados nessa mesma cidade. Ao fim desse mesmo século, o Rio de Janeiro também foi o lugar em que o decreto que acabava com a escravidão foi assinado, em 1888.
A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E por que Rio de Janeiro? O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.
Contudo, foram os franceses que primeiro se estabeleceram na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro. Os portugueses estabeleceram serrarias naquela localidade e, em resposta à ameaça da presença portuguesa, os franceses trouxeram colonos para habitar e explorar o lugar, em 1555.
Resposta. Durante as primeiras décadas do regime republicano (proclamado em 1889) o Rio de Janeiro, então capital do país, passou por um amplo processo de reformas urbanas que ficaram conhecidas como "bota-abaixo" e que marcam a cidade até hoje.
As principais transformações do período foram o aumento do número de sobrados, em oposição à grande quantidade de casas térreas que marcavam o Rio de Janeiro colonial; abolição da rótulas, em 1809 pelo Intendente de Polícia, que traziam um ar sombrio a cidade; abertura de ruas; expansão da cidade para além do Campo de ...
Aconteceram mudanças, por exemplo, no quadro social da cidade, que era a principal praça financeira e o principal centro comercial e industrial do Brasil. Um excedente populacional se formou, em meio à abolição definitiva do trabalho escravo, a partir da nomeada Lei Áurea de 1888.
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.
Notas: O Marco de Fundação da Cidade teve como localização original o Bairro da Urca, zona Sul da cidade, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. ... Este monumento e os restos mortais de Estácio de Sá, morto em 1567, foram transladados do Morro Cara de Cão para o Morro do Castelo, ainda no século XVI.
1 de março de 1565