Consiste na higienização de toda superfície corporal, com a paciente no leito, de forma a satisfazer as necessidades de higiene e conforto da paciente acamada.
A água deve ser morna, evitando queimaduras e ressecamento da pele. O responsável pelo banho deve retirar todos os acessórios que possam machucar o paciente, e usar luvas. Deve ser usado sabonete neutro ou um produto indicado pelo médico.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM: Tipos de Banho
Entre as maiores dificuldades citadas pelos cuidadores estão às atividades relacionadas à higiene pessoal e sem duvidas o banho no leito é considerado a maior delas. Se levarmos em consideração o perfil do cuidador familiar e a natureza da atividade de banho, entenderemos o motivo de tal queixa.
Algumas vezes, pessoas idosas não querem tomar banho. Pode ser um desvio de comportamento associado a alguma doença neuro-degenerativa, como o Alzheimer. Pode ser medo de cair no banheiro. Pode ser vergonha da exposição de seu corpo nu a outra pessoa.
Como se levantar do chão corretamente: 1. Partindo da posição sentada, apoie as mãos no chão e, em seguida, os joelhos, ficando na posição de engatinhar. Depois, engatinhe até um móvel ou uma cadeira estável na qual você possa se apoiar.
1. Cuidar da higiene pessoal