A gestão de projetos nada mais é do que aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto obtenha sucesso. Ou seja, o gerenciamento serve para que o objetivo do projeto seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento.
Gerenciamento de Projetos (GP) se trata de um conjunto de ferramentas e técnicas mundialmente reconhecidas onde é possível “escolher” os processos que serão utilizados em cada projeto e alcançar assim uma metodologia que garanta a melhor forma de gerenciá-los.
O PMBOK® é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada. Sua publicação é regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute). Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.
Seguem abaixo 8 dicas para montar um bom gerenciamento de projetos.
Vantagens da gestão de projetos
Benefícios de uma gestão de projetos eficaz
Ou seja, todas as pessoas que possuem algum nível de interesse e influência na sua empresa devem ser consideradas como um stakeholder. Sendo assim, podemos dizer que os sócios, colaboradores, fornecedores, clientes, órgãos governamentais, dentre outros, são alguns dos stakeholders de toda empresa.
Os stakeholders (partes interessadas, em português) são as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Os stakeholders fazem parte da base da gestão de comunicação e são importantes para o planejamento e execução de um projeto.