Células ciliadas são os receptores sensoriais dos sistemas auditivo e estão presentes em todos os vertebrados. Através da mecanotransdução, as células ciliadas detectam movimento em seu ambiente.
As células ciliadas internas ou CCI, são as verdadeiras células sensoriais da cóclea. Dispostas numa única fiada do lado interno do túnel interno (de Corti), elas são contactadas com a quase totalidade dos neurónios de tipo I cujos axónios constituem 95% do nervo auditivo. São as CCI que asseguram a transducção.
Orelha externa: captar os sons e conduzi-los á orelha média... Orelha média: transmitir vibrações sonoras á orelha interna. Orelha interna: transmitir as vibrações sonoras para o nervo auditivo(ótico) que,através de impulsos,atingem o cérebro e nos permitem a audição e o equilíbrio.
Pavilhão da orelha Também chamado de pina, é formado por uma lâmina de cartilagem elástica de formato irregular, recoberta por uma fina camada de pele. Possui várias depressões e elevações, sendo a concha a maior depressão.
A cera produzida por nossa orelha externa é uma proteção natural que temos. Ela impermeabiliza o conduto auditivo com a intenção de protegê-lo contra agressões externas como poeira, insetos e outros corpos estranhos.
São elas:
Um aparelho auditivo nada mais é que um dispositivo eletrônico com a função de converter as ondas sonoras em sinais elétricos e os manda diretamente a um amplificador, que eleva a potência dos sinais e os envia para o ouvido através de um receptor. É utilizado por pessoas com perda auditiva ou surdez absoluta.
Cada perda auditiva é única, ou seja, cada indivíduo tem uma necessidade específica. E, nesse sentido, os valores dos aparelhos auditivos acompanham essas especificidades. Os preços desses aparelhos variam, em média, de R$5.
Perfuração do tímpano: O tímpano é uma membrana muito fina que fica no final do conduto auditivo, serve para fazer a audição e também para proteger a parte de dentro do ouvido contra bactérias.
Os sinais e sintomas que podem indicar que a membrana do tímpano encontra-se perfurada são:
Nem sempre a perfuração timpânica precisa de tratamento com remédios, mas quando existem sinais de infecção de ouvido ou quando a membrana se rompeu completamente, o médico pode indicar, por exemplo, o uso de antibióticos como neomicina ou polimixina com corticoide em forma de gotas para pingar no ouvido afetado, mas ...