Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre. Moral: Nunca deixes o certo pelo duvidoso. De todas as fraquezas humanas a cobiça é a mais comum, e é todavia a mais castigada.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Articule a lição.
Pois, então, dance agora!" A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
Resposta: Com isto, a cigarra e a formiga não poderia ser diferente. As duas personagens representam dois perfis comportamentais completamente opostos definidos por valores igualmente contrários. A extrapolação deste contexto para o social humano nos coloca como espectadores de nossos próprios padrões.
No inverno os frutos desaparecem, o solo congela. ... A cigarra cantava para as formigas e por isso, quando o inverno chegou, ela mesma não tinha alimento estocado.
Sugestões de Trabalho Organize as crianças em roda e introduza a fábula. Explique que fábulas são historinhas curtas que sempre nos transmitem um ensinamento. Informe que a fábula escolhida para aula de hoje chama-se “A cigarra e a Formiga”. Leia a fábula para a turma com entusiasmo.
fábulas
Imagine que você fará a dramatização do texto a cigarra e a formiga marque no texto As falas de cada personagem do narrador (se houver) E escreva abaixo como vc faria o cenário.
A cigarra é a relaxada, que "não se preocupa com nada", vive a vida como ela é. A Formiga é a trabalhadora, que luta por aquilo que pertence a ela, e se prepara para o que pode ou não acontecer.