Resposta: É relevante a importância das diferentes Tradições religiosas e das Filosofias de vida na vida do ser humano, visto que a religião cumpriu com papéis pontuais na vida do ser humano, além de ter sido elemento de coesão em várias sociedades.
Amplia a visão de mundo. Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que socializamos com os demais. ... Conhecer outras culturas nos torna mais empáticos com as diferenças, ajuda a compreender as adversidades e desmistifica velhos preconceitos.
Por que conhecer novas culturas? Conhecer novas culturas é uma forma de viver coisas novas, conhecer modos de pensar e agir diferentes dos nossos. Isso nos prepara tanto para a vida profissional como pessoal, em que precisamos lidar com diferentes pessoas constantemente.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
Tradições representam uma peça crítica da nossa formação. Elas servem de estrutura e fundamento para nossas famílias e sociedade. Elas nos lembram que somos parte de uma história que define nosso passado, moldam quem somos hoje e quem seremos amanhã.
Saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.
"Aprender História é essencial para formar indivíduos com senso crítico em relação ao mundo no qual estão inseridos. Deve, por isso, ser disciplina obrigatória desde o Ensino Fundamental. ... O desafio reside em oferecer uma História que faça sentido para o aluno.
A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. ... Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.
Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. ... O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos.
Podemos considerar que história envolve um processo de pesquisa e investigação, ou seja, ela em si é a busca pelos vestígios e fatos passados, busca essa necessária para a reconstrução de fatos com o objetivo de criar registros e arquivar, evitando assim que esses acontecimentos morram na memória de um povo ou nação.
Desde o início, a história serve à humanidade como forma de lhes oferecer explicações sobre suas origens, no entanto, hoje em dia, em proximidade com outras ciências humanas, procura explicar a dimensão do homem em sociedade, sobretudo em suas transformações, sendo essa, pois a sua essência: ver a transformação humana ...
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. Analisa os processos históricos, personagens e fatos para compreensão de determinado período histórico, cultura ou civilização.
O estudo da História serve para entendermos o desenvolvimento da sociedade e os valores que foram instituídos em cada época. ... A história, portanto, é o registro da sociedade humana. Suas mudanças diante da natureza das sociedades, das revoluções e das insurreições.
A História é uma Ciência que estuda as relações humanas no tempo. ... A utilidade da história é revelar o que aconteceu para auxiliar-nos hoje a evitar que as coisas negativas voltem a acontecer, e para incentivar o favorecimento das coisas positivas.
Seu trabalho consiste em estudar documentos, registros, vestígios e marcas deixadas pelos povos que viveram no passado. ... Fazer história é buscar informações do passado, para explicar aos povos atuais o que aconteceu, como era o cotidiano das pessoas, o que faziam, o que sabiam e no que acreditavam os povos do passado.
Quem faz a história, de forma prática, é toda a coletividade juntamente com cada indivíduo que a integra, isto é; todas as pessoas ajudam a produzir a história, ainda que os mais notáveis e famosos sejam apenas determinados personagens históricos.
O historiador é um especialista, que narra e conta a história.
A história é construída de diversas formas, mas se for a matéria ela é construída através de um estudo ao longo de vários anos sobre o modo de vida dos seres humanos, des de sua evolução até os dias atuais.