As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos. São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos. A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona.
O grupo funcional cetona tem como característica principal a presença de um carbono secundário conectado, por dupla ligação, a um oxigênio; é bem semelhante ao grupo aldeído, que tem em seus compostos a carbonila na extremidade da cadeia.
A acetona é um líquido incolor com odor característico, ela é muito usada na remoção de esmaltes. O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
"A acetona remove mais facilmente o esmalte, por isso é melhor para as manicures. Mas o removedor é mais indicado para retirar unhas artificais ou para clientes que tenham unhas mais sensíveis ou algum tipo de alergia", explica a manicure Thais Rodrigues.
A principal diferença entre os dois produtos é o cheiro forte daquele que contém acetona. Além disso. ... Já o removedor de esmaltes – considerado um “avanço da acetona” – não é tão agressivo e não causam alergias nem o ressecamento da pele uma vez que é feito principalmente à base de óleo.
Quem gosta de fazer as unhas sabe que remover o esmalte é uma etapa muito importante nesse processo....Top 5 melhores removedores de esmalte
Removedor de esmalte com acetona - É feito de acetona. - Ele pode ser usado tanto em unhas artificiais e naturais. - A acetona é um solvente muito forte que pode até desintegrar facilmente o plástico.
A maioria dos removedores de esmalte é produzida com acetona, que é o mesmo solvente usado na remoção das unhas. Sendo assim, um removedor sem acetona é a melhor opção para remover esmalte comum. No entanto, remover esmalte em gel sem acetona é uma tarefa difícil, de modo que uma lixa é mais indicada neste caso.
Quando utilizamos a acetona nas unhas ela apenas retira o esmalte e como é um solvente forte ele acaba deixando a unha bem ressecada e esbranquiçada. ... Desta forma, não podemos dissolver um composto orgânico apolar em um solvente polar por isso não podemos utilizar nesse caso a água ou o álcool como solventes.
Esse esmalte pode ser removido com acetona comum? É preciso ter um removedor específico, já que acetona estraga o gel. Por isso, é recomendado ir ao salão novamente para retirar o esmalte.
Nas unhas de fibra, por exemplo, que são como se fossem de vidro, a acetona não danifica tanto, mas ainda assim, é indicado optar pelo removedor para que elas não fiquem opacas ou que não provoquem alergia.
Uma das grandes vantagens da acetona é a rapidez com a qual ela retira o esmalte da unha. Isso ocorre porque se trata, de fato, de um produto solvente muito forte. A longo prazo, o uso constante de acetona pode provocar descamações na pele, alergia, manchas e até mesmo o enfraquecimento das unhas.
Quando retirar o esmalte em casa for a única opção, existem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar os danos, e não usar acetona é um deles. Como costuma ressecar a área, esse líquido agride a estrutura e causa enfraquecimento e descamação.
Para remover o esmalte das unhas de vidro é necessário escolher um removedor de esmalte que não contenha em sua fórmula a acetona, porque, essa substância corrói as unhas alongadas e enfraquece as naturais.
Aplicações. O produto pode ser aplicado tanto em unhas naturais como nas unhas de gel, fibra, porcelana e acrygel. Um de seus grandes atrativos é sair do salão com as unhas já secas, sem riscos de borrar ou danificar a pintura.
Os perigos do esmalte vencido: por que não usar? Antes que aperte o coração ter que jogar o seu vidrinho favorito fora, lembre-se de que além do acabamento inferior, esmaltes fora da validade também podem oferecer riscos para a saúde, já que podem causar a alergia de contato.
É possível tirar o esmalte e pintar as unhas em casa, sem a necessidade de ir sempre à manicure; Sem esmalte, a unha fica na cor natural e como é aplicado um verniz, ela continua brilhante.
Se você não fizer a manutenção a unha vai cair. *PODE USAR QUALQUER ESMALTE?* Sim, você pode aplicar qualquer esmalte por cima da unha de fibra, ela fica natural e aumenta a durabilidade do esmalte.
Esmaltação na unha de fibra de vidro Para pintar as unhas de fibra de vidro você pode utilizar qualquer esmalte que você usa para as naturais. Não é necessário usar esmaltes em gel, o que permite mais economia e possibilidades de escolha.
Devido à superfície lisinha, a fibra de vidro pode ser difícil de pintar. Porém, basta preparar corretamente o material para deixá-lo com um acabamento perfeito, com cara de profissional. O truque é ir com calma, principalmente entre as camadas de primer, tinta e top-coat.
Os principais cuidados com os alongamentos
A unha de fibra de vidro pode durar meses, mas o ideal é fazer a manutenção a cada 20 dias para ter elas lindas sempre! Vale ressaltar que, por ser um processo longo e com uma boa durabilidade, isso pode afetar no valor da aplicação.
Nunca arranque o alongamento sozinha, pois isso pode danificar as suas unhas naturais, isso deve ser feito apenas por uma profissional. Além disso, você também não deve lixar as unhas em casa. Ao fazer isso, você corre o risco de deixar o alongamento grosso e mais artificial.
2) A unha de fibra de vidro prejudica a unha natural? O processo não fortalece nem enfraquece as unhas naturais. Se forem retiradas da forma correta, não há o enfraquecimento, pois não é um tratamento. Quando elas crescem, continuam a ser fortes ou fracas como eram antes do alongamento.
Corrosão/irritação da pele A fibra de vidro pode causar leve irritação alérgica na pele. Lesões oculares graves / irritação ocular A poeira pode causar leve irritação aos olhos.
Olha como estava enorme. Nem eu acreditei. Após a retirada de todo o alongamento, ela veio com a lixa tradicional e foi lixando minha unha natural e dando acabamento. Pedi para ela deixar bem mais curta, porque era essa minha intenção. Ela lixou, tirou a cutícula, passou base fortalecedora e o resultado ficou incrível.
Vantagens e desvantagens Mas a maior desvantagem é que, à medida em que as unhas crescem, o gel precisa ser recolocado, sendo necessário fazer uma manutenção todos os meses, tornando-se caro. Além disso, no caso de ter unhas de gel bem compridas torna-se mais difícil realizar algumas tarefas.