De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância emoliente amacia e suaviza a pele, a hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.
Os umectantes ou humectantes são substâncias hidrofílicas, em geral compostos sintéticos polihidroxilados, que protegem a pele contra a perda de umidade para a atmosfera, mantendo-a umedecida. ... Na verdade, os agentes umectantes não adicionam umidade à pele; eles ajudam a pele a manter a sua umidade natural.
Umectantes selam e criam uma camada protetora na cutícula do fio. Os ingredientes com propriedades umectantes, por sua vez, são responsáveis por selar as cutículas e criar uma camada protetora que ajuda a reter a água e os nutrientes dentro da fibra capilar.
O que é umectação capilar? A umectação nada mais é do que um tratamento realizado à base de óleo vegetal, ou seja, tem como objetivo nutrir os fios, e acima de tudo, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas danificadas por diversos fatores, entre eles as químicas.
A umectação capilar, por ser a base de óleos vegetais, repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os hidratados e cheios de vida – não à toa, o nome do processo vem justamente da ideia de umedecer os fios. E não é só: uma vez saudáveis, brilhantes e livres do frizz, o cabelo cresce de forma mais rápida.