Os óleos, basicamente, são constituídos de carbono (C) e hidrogênios(H)em sua molécula, o que pode variar é o tamanho da cadeia de carbonos (que ocorre em números pares), e o tipo de ligações entre eles que pode ter ligações simples (saturadas)ou duplas ligações(insaturadas).
Os óleos são formados por triglicerois (que é a união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol) e, devido à natureza química dos óleos vegetais ser quimicamente apolar, eles são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.
Foi no século XIX que se introduziu na Europa e América, sendo desta última seus dois maiores produtores: Estados Unidos e Brasil. Seu óleo é geralmente refinado, porém existe também um extraído a frio.
Oito tipos de óleo para cabelo
Este óleo possui propriedades hidratantes e umectantes, sendo benéfico à saúde dos cabelos, além de hidratar e limpar o couro cabeludo. O ácido láurico, componente em abundância neste produto, ainda ajuda a tratar as irritações no couro cabeludo, sendo um coadjuvante no tratamento de caspa e seborreia.
Para que serve e benefícios O óleo de Rícino possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana e laxante. Além disso, este óleo é rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais, possuindo grande poder de limpeza e hidratação da pele e couro cabeludo, por exemplo.
óleo de argan
Óleo Johnson no Rosto – Remova suas Manchas, Rugas e Melasmas. Óleo Johnson no Rosto - Remova suas Manchas, Rugas e Melasmas. Aprenderemos hoje uma receita caseira para pele que é maravilhosa. Esta dica vai eliminar manchas escuras do rosto, atenuar rugas e também ajuda no combate ao melasma.
Por ser um óleo rico em ácidos graxos insaturados, ele possui uma textura extremamente leve, de rápida absorção. Por isso, é excelente para passar no corpo e no rosto, deixando a pele macia sem a sensação de oleosidade. Além disso, por conta de seu alto teor de ácido linoleico, ele ajuda no combate à acne.
O óleo de girassol Dermaex é um óleo cicatrizante curativo, com sua base em Ácidos Graxos Essenciais (ácido oleico, ácido linoléico e ácido linolénico), além de possuir vitaminas A e E, e ainda óleo de soja, a fim de hidratar e prevenir feridas e escaras.
No caso de feridas, irritações, bolhas e queimaduras leves, basta aplicar um pouco do óleo e massagear levemente a região afetada. Para hidratação profunda da pele ele pode ser usado durante o banho. Depois de desligar o chuveiro, aplique o óleo de girassol na pele e deixe agir por 3 minutos.
O óleo de girassol é excelente para manter a saúde e a beleza da pele por causa de suas propriedades calmantes e emolientes. Além disso, por ser rico em nutrientes e antioxidantes, ele é amplamente utilizado em tratamentos contra a acne, irritações, eczema e outros problemas de pele.
Bebês que nascem com peso baixo podem ser protegidos contra infecções potencialmente perigosas através de massagens com óleo de semente de girassol.
Óleo de girassol Pode ser aquecido a até 200 ºC e, por isso, é uma boa opção para frituras. No preparo de carnes, peixes e legumes, oferece a vantagem de manter as características originais do alimento, não alterando o sabor, a cor e o cheiro.
"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."৪ আগস্ট, ২০১৫
E quais são eles? Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.
Abaixo você confere uma lista detalhada de substitutos de lubrificante “naturais” que você deve evitar.
Um óleo mineral é um lubrificante proveniente do petróleo cru que é devidamente aprimorado nas refinarias. Ele é produzido por uma mistura de hidrocarbonetos e é bastante usado como lubrificante com boa viscosidade.
Industrialmente, o óleo de rícino é utilizado na fabricação de tintas, vernizes, plásticos, colas, como matéria-prima de náilon e lubrificantes, pois é estável tanto em baixas como em altas temperaturas, e pode ser utilizado em compressores, transformadores e também na formulação de lubrificantes biodegradáveis.