Das alternativas abaixo, marque a única alternativa que indica uma característica ausente nas gimnospermas. a) Vasos condutores de seiva. ... Nas gimnospermas, uma novidade evolutiva bastante importante foi o grão de pólen, que acabou definitivamente com a dependência de água para a reprodução.
As Gimnospermas apresentam as seguintes inovações evolutivas: formação de grãos de pólen, de óvulos formados sobre ginosporófilos ou estruturas análogas e produção de sementes. ... Contudo, apenas um embrião se desenvolve para formar a semente.
As gimnospermas são plantas terrestres que possuem sementes, mas não produzem frutos. ... São exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias. Araucária. Em geral, essas plantas adaptam-se melhor em climas mais frios e temperados.
Gimnospermas. ... Quais as características que distinguem os quatro filos de gimnospermas atuais. Cycas possuem canais de resinas e ausência de tubo polínico. Ginkgo possui folha em forma de leque devido ao crescimento dicotômico e tubo polínico haustorial.
Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.
Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.
As gimnospermas (do grego gymnos = nu e sperma = semente) são plantas terrestres, de alto porte e seus principais representantes são os pinheiros, as sequóias e os ciprestes. Essas plantas são vasculares com xilema e floema, raízes, caule, folhas e sementes.
Aquisições evolutivas: Pteridófitas: vasos condutores de seiva. Gimnospermas: sementes (independência da água para reprodução). Angiospermas: flores e frutos.
O processo de produção desses gametas é denominado gametogênese. Não pare agora... ... O gameta masculino, nesse caso, é chamado de anterozoide, e o gameta feminino é a oosfera. Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera.
angiospermas
Após a fecundação da flor, o ovário irá desenvolver-se em fruto, e o óvulo dará origem à semente.