O termo "estado-nação" implica uma situação onde os dois são coincidentes. O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também.
Os elementos essenciais que lhe dão existência são o povo, o território, o governo e a finalidade. Esses elementos, em conjunto, são a estrutura do Estado, a sua constituição material.
Organizações como um Parlamento ou um Congresso, instituições legais e um exército permanente são ferramentas utilizadas por um governo para controlar as várias esferas que compõem a sociedade de um Estado-nação. Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação.
O Estado nacional é também chamado de Estado-Nação, leva em consideração as pessoas que vivem no território e que possuem características singulares segundo a sua identidade (língua, religião, moeda, hino do país etc.) cultural, histórica, étnica, colocadas em prática dentro do estado.
Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. ... Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.
➲ Estado: É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. ➲ Nação: Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo.
Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade.
Sim. Porque possui um Estado (formado por povo, território e soberania) reconhecido por outros países e organismos internacionais. Só pelo fato de ter o elemento povo, o Brasil é considerado um Estado-Nação. ... Sendo assim, o Brasil é um Estado-Nação bastante rico no aspecto cultural (por causa da miscigenação étnica).
As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. ... Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.
Nação, do latim natio, de natus (nascido), é uma comunidade estável, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos, com base num território, numa língua, e com aspirações materiais e espirituais comuns. ... A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal.
Os curdos, palestinos, tibetanos, bascos e chechenos são exemplos de povos ou nações sem Estado. Uma nação é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais, idioma, costumes, valores sociais, entre outros elementos em comum, formando, assim, uma identidade cultural.
No conceito da ONU, nação está relacionado a um agrupamento de pessoas que tem cultura (costumes, conhecimento e práticas), formando assim um povo dentro de um determinado território.
Composto por 15 Estados-membros. Cinco deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos.
O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.
O princípio da territorialidade é um princípio de Direito que permite estabelecer ou delimitar a área geográfica em que um Estado exercerá a sua soberania. Essa área geográfica é o território, que constitui a base geográfica do poder.
Se refere a uma área que pertence há algum animal, alguma pessoa, organização, ou estado, por exemplo minha casa é meu território, uma gaiola é um território de um pássaro.
TERRITÓRIO PESSOAL A casa de uma pessoa, ou parte dela, o quarto, por exemplo, também pode ser entendido como um território. Afinal, naquele espaço existe a relação de domínio e para visitá-lo é necessário autorização do proprietário.
substantivo feminino Território que se diferencia de outro por possuir características próprias de população, localização, clima etc.: vivia na região de São Paulo. Designação das cinco grandes áreas por meio das quais o Brasil se divide: Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O território corresponde a área de pode e controle de um determinado país, ou nação. ... A fronteira corresponde ao espaço de delimitação de um país ou Estado nação, indica o fim ou início de um território, podendo o mesmo ser o território nacional, e isso é de grande importância para a geopolícica local e nacional.
Território é uma parte delimitada do espaço geográfico em que um Estado exerce sua soberania. Territorialidade é a percepção que temos do poder exercido por um indivíduo ou, um grupo, em dado espaço geográfico.
Território - faz referência a uma determinada área de terra demarcada. ... Região - faz referência ao local em que um determinado território está localizado. Exemplo prático: o território brasileiro está localizado na América do Sul (que é uma região do Continente Americano).
As principais categorias da geografia são: paisagem, território, região e lugar. A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos. ... Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”.