Os quatro principais grupos de doenças crônicas não contagiosas são:
As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor.
O conceito de doença contagiosa abrange apenas a transmissão por contacto direto, isto é, as situações em que o germe causal passa diretamente do indivíduo doente para o indivíduo são. Mas o contacto pode ser indireto, quando a transmissão se realiza tocando objetos contaminados.
O que são Doenças Transmissíveis? Uma doença contagiosa é uma doença transmitida através do contato com microorganismos. Pessoas, animais, alimentos, superfícies e ar podem ser portadores dos microorganismos que transmitem doenças infecciosas de um hospedeiro para outro.
Doença Contagiosa: Agente infeccioso transmitido diretamente, de outros humanos ou animais infectados. ➢ Não Contagiosa: Transmissão indireta: através de vetores, partículas aéreas ou outros veículos (objetos contaminados). Crônicas: Se desenvolvem a longo prazo.
Uma doença não transmissível ou DNT; doenças não infecciosas; doenças crônicas não transmissíveis; doenças crônico degenerativas são terminologias usadas para definir grupos de pessoas patologias caracterizadas pela ausência de microrganismos, ou seja é uma doença não infecciosa, como também pelo longo curso clínico e ...
Resposta. Resposta: As doenças não transmissíveis são doenças que não são transmitidas de pessoa para pessoa. As doenças transmissíveis são doenças que se transmitem de pessoas para pessoas.
Na Medicina, uma doença infecciosa, doença infeciosa ou doença transmissível é uma doença ou distúrbio de funções orgânicas, causada por um agente infeccioso ou ou as suas toxinas através da transmissão desse agente ou seus produtos, do reservatório de uma pessoa ou animal infectado indiretamente, por meio de ...
Doenças e agravos não transmissíveis (DANT) são doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas a múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental.
As doenças crônicas não transmissíveis que mais se desenvolvem no mundo são:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doenças crô- nicas as doenças cardiovasculares (cerebrovasculares,isquêmicas), as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus.
Causas
São as doenças decorrentes, desencadeadas ou agravadas pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade profissional ou adquirida em função de condições ambientais específicas em que se realiza o trabalho.
Entre as doenças profissionais mais freqüentemente registradas no Brasil incluem-se as lesões por esforços repetitivos (as LER/DORT), a surdez profissional (PAIR), as doenças pulmonares ocupacionais, as doenças de pele (dermatoses ocupacionais), as intoxicações pelo benzeno, por metais pesados ou por agrotóxicos e, o ...
Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.
Comece incluindo no seu dia a dia:
226) afirmam que "doença aguda" produz sintomas e sinais pouco depois da exposição à causa, de curso rápido, a partir da qual há normalmente total recuperação ou um fim abrupto em morte; com referência à "doença crônica", esta produz sintomas e sinais num período variável de tempo, de curso prolongado, havendo apenas ...
Exemplos de doenças agudas
O termo infecção aguda indica a produção rápida de vírus seguida da resolução e eliminação rápida da infecção pelo hospedeiro. Essas infecções podem ser localizadas quando se restringem aos tecidos e órgãos que inicialmente foram utilizados como porta de entrada pelo vírus.
Na prática clínica é comum se referir a uma Doença Febril Aguda (DFA) sem etiologia inicialmente óbvia como “doença viral inespecífica”. Nas cidades endêmicas para Febre do Dengue (FD), este diagnóstico é superestimado diante de qualquer apresentação febril e outras possibilidades são consequentemente ignoradas.