Brincadeiras de roda
As Cantigas de Roda são um tipo de canção popular relacionadas às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo claro e rápido, favorecendo a imediata assimilação. ... Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira.
Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.
Nas cirandas, todos são aceitos, independente de cor, sexo, posição econômica ou qualquer outra coisa. Não há também limite de participantes, podendo sair e entrar qualquer um que queira participar da roda. Ao expandir-se pelo país, a ciranda foi associada, em outros estados, às crianças.
Ciranda (dança) Dança de conjunto com formação em círculo que ocorre em Pernambuco e na Paraíba. A coreografia é bastante simples: no compasso da música, dão-se quatro passos para a direita, começando-se com o pé esquerdo, na batida forte do bombo, balançando os ombros de leve no sentido da direção da roda.
Resposta: Dança. Na marcação do zabumba, os cirandeiros pisam forte com o pé esquerdo à frente. Num andamento para a direita na roda de ciranda, os dançarinos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente.
Resposta:Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco. ... Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
Para alguns estudiosos, a expressão “ciranda” teria origem na palavra espanhola zaranda, instrumento para peneirar farinha, ou no vocábulo árabe çarand, que significa encadear, enlaçar, tecer uma coisa.
A ciranda foi categorizada nesses estudos como “manifestação folclórica pertencente aos populares”. Inicialmente era praticada na beira do mar, ruas e terreiros. Nos anos 1950, há relatos de que as cirandas eram praticadas para além do litoral, adentrando nos interiores de Pernambuco.
O mestre cirandeiro é o integrante mais importante da ciranda, cabendo a ele "tirar as cantigas" (cirandas), improvisar versos, tocar o ganzá e presidir a brincadeira. ... As músicas podem ser as já decoradas, improvisadas ou até canções comerciais de domínio público transformadas em ritmo de ciranda.
As cirandas de roda podem representar para o ser humano uma excelente oportunidade de conhecer de perto a tradição cultural de cada localidade, conforme evidencia Cascudo (2002), ao constatar que as características das cirandas diferem e que estas ainda podem ser praticadas por pessoas independentemente de sua faixa ...
– São consideradas cirandas contemporâneas as manifestações que continuam reinventando a ciranda tradicional, adicionando a elas passos novos, novos instrumentos e elementos de outras culturas nas composições. ... Pessoas que assistem uma roda de ciranda, sem nem mesmo ter ideia do que é esta manifestação.
As roupas usadas na ciranda são representações das roupas usadas pelas mulheres nas diversas épocas e regiões – saia compridas, panos coloridos, cabelos soltos ou, na praia, roupas mais curtas, em tons mais pastel, vão dar o tom da região cultural à qual pertence o grupo dançante.
A roupa é a tradicional de chita, com chapéu de palha. Usa-se também o machadinho e o cofo como adereços”, destaca Osório Neto. A dança do coco apresenta uma coreografia básica: os participantes formam filas ou rodas onde executam o sapateado característico. Segundo Osório, são passos semelhantes ao xaxado.
Resposta. Explicação: Ela é um quartenário simples!!
Os instrumentos mais utilizados são os de percussão: ganzá, bombos, zabumbas, caracaxás, pandeiros e cuícas.
Características. "Coco" significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influências africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.
O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos. A sonoridade é completada com as palmas.
O Coco de Roda é uma dança nordestina muito rica em poesia, ritmo e expressões corporais. Dizem que ela teve origem nos cantos de trabalho dos tiradores de coco no Submédio São Francisco, mais precisamente em Pernambuco e Alagoas, e que somente depois ela virou um ritmo de dança.
Essa troca é feita através da umbigada entre os casais; “coco de visita”, assim chamado porque os pares na roda “visitam” outros pares trocando de lugar enquanto sapateiam; “coco solto” é uma variante do “coco de visita”, sendo que os casais, ao se visitarem, dão a umbigada; “coco de parelhas trocadas”, nesta forma os ...