Existem quatro níveis de integração dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países membros; União Aduaneira, que resulta de uma mesma regulamentação para o comércio ...
Esse processo e integração das economias nacionais de uma dada região passa por quatro estágios:
O mercado comum é baseado em cinco liberdades básicas: 1) a livre circulação de bens; 2) a livre circulação de pessoas; 3) a livre prestação de serviços e a liberdade de estabelecimento; 4) a livre circulação de capitais; 5) a livre concorrência.
A integração econômica pode assumir diversas formas, entre as quais:
São maiores as opções de que dispõe o Brasil; talvez por isso mesmo não exista nenhuma estratégia muito clara sobre o que é melhor para nós nesse domínio." Assinale a alternativa correta quanto os tipos de integração econômica: A - Zona de Livre Comércio existe quando são abolidas as restrições tarifárias e não ...
Resposta. No início, o Mercosul estabeleceu uma zona de livre-comércio ao liberar a circulação de mercadorias entre os países-membros por meio da eliminação de tarifas alfandegárias e de restrições comerciais não tarifárias, como o estabelecimento de cotas de importação de certos produtos.
Só é considerada uma Zona de Livre Comércio quando pelo menos 80% dos bens são comercializados sem taxas alfandegárias. O principal exemplo é o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), formado por Estados Unidos, Canadá e México; União aduaneira - é um estágio mais avançado de integração.
Criar um mercado amplo e seguro para a circulação e comercialização de bens e serviços produzidos na América do Norte; Estabelecer regras comerciais claras e igualmente vantajosas para os países; Ajudar a desenvolver e expandir o comércio mundial e converter-se em um dinamizador da ampla cooperação internacional.
Características Nafta
O Nafta, bloco econômico formado pelos três países da América do Norte, é marcado pelo protagonismo dos EUA e pelas várias críticas existentes. O Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio – é um bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá.
O NAFTA (North American Free Trade Agreement - Acordo de livre-comércio da América do Norte) é um acordo entre Estados Unidos, Canadá e México, assinado em 1994, que tem como intenção a redução das barreiras econômicas e alfandegárias entre esses países.
- Instalação de empresas em território mexicano; - Expansão do mercado consumidor; - Exploração de mão de obra barata no México; - O México possui grandes reservas de petróleo.
Quais os fatores benéficos para o México ao integrar o Nafta? A participação do México no Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) é de suma importância para o fortalecimento da sua economia, pois o país recebe filial de empresas transnacionais dos Estados Unidos e Canadá.
O PIB norte-americano é superior ao do México cerca de 17 vezes. O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc.