O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.
O boldo-do-chile tem ação colerética (estimula a produção da bile), colagoga (estimula a secreção da bile para o duodeno) e diurética, além do efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório e antioxidante. No entanto, a mesma substância que tem ação favorável pode causar riscos à saúde.
Chá de boldo faz a menstruação descer? Essa planta pode provocar o relaxamento das paredes do útero e, assim, estimular que o sangue desça pelo canal vagina (a famosa menstruação). Por isso, a mulher pode ingerir o chá de bolso visando regular o ciclo atrasado.
O boldo também pode ser abortivo, causar vômitos, diarreia e até problemas no sistema nervoso. Assim, é contraindicado para gestantes e mulheres que amamentam, assim como pacientes com pancreatite, hepatite, inflamação das vias biliares e cirrose.
Por exemplo, limão ou melancia 'cortam', em outras palavras, encurtam ou terminam o seu período menstrual. Não podemos comer ovos ou frutos do mar, porque isso faz o sangramento cheirar mal. E também não é bom usar sandálias ou salto alto."