A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
Arte Moderna é um termo que refere-se às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. ... Mente: artistas experimentalistas declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação do visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade.
o Manifesto Pau-Brasil
Resposta. O público não reagiu bem à Semana de Arte Moderna; ao contrário, durante suas apresentações, os artistas foram vaiados, pois a população não aceitava a ideia de acabar com a arte que ela já conhecia, que era a acadêmica e com aspectos culturais totalmente europeus.
A arte moderna foi impulsionada por dois grandes motores. Um deles foi a busca pelo novo, o outro foi a procura pelo desenvolvimento de uma linguagem autônoma para obra de arte.
Na arte moderna vê-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes.
A arte contemporânea nos permite ver o mundo de outra forma, com outros olhos, faz com que captamos as coisas que estão ao nosso redor, e esse ver significa conhecer, e, portanto, entender, pensar e repensar o que vemos, para assim fazermos uma leitura critica do mundo em que fazemos parte, onde podemos deixar marcas ...
A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.