O isolamento em relação às atividades familiares e sociais, os problemas referentes à imagem corporal, as condutas alimentares inadequadas, a dificuldade para expressar os conflitos e/ou dilemas, os problemas para relacionar-se com o sexo oposto, a resistência às atividades intelectuais, a depressão mascarada com ...
A travessia do adolescer se refere a passagem da infância para a vida adulta, momento este denominado adolescência que envolve uma série de transformações em que o adolescente é convocado à desligar-se da infância e à preparar-se para a vida adulta.
Período da infância É a fase que vai desde o nascimento até os 11 anos de idade, nessa fase passamos por grandes momentos de aprendizagens, experiências e evolução, descobrimos o mundo e como a sociedade se relaciona e desenvolve.
Essa transição começa por volta dos 10 anos de idade, quando a segunda infância termina e a puberdade se inicia, e se estende até os 14 anos, quando começa a adolescência.
Pré-adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano, caracterizada por anteceder a entrada na adolescência. Comumente termina com o início da puberdade, mas também pode ser definida como a fase final desse período e o início da adolescência.
Porque a adolescência é uma faze muito difícil para os jovens. É uma época de muitas descobertas, o que pode causar estranheza. Por causa dos hormônios e das responsabilidades que começam a lhes serem atribuídas, os jovens podem ficar confusos, confusos também ficam os pais.
Solidão, isolamento, falta de diálogo, angústia, ansiedade, bullying. São muitos os motivos que deixam crianças e jovens desacreditados da vida. Fragilidade emocional, frustrações, estrutura familiar.
Os alunos em sofrimento podem ser encaminhados a postos de saúde onde haja atendimento psicológico. Na escola, profissionais da saúde mental podem ajudar a capacitar a equipe de educadores para identificar alunos com depressão e auxiliá-los durante a recuperação.
Que tipo de ações as escolas podem fazer para atuar no problema? Existem ações que podem ser realizadas de forma preventiva ou mesmo, quando uma tragédia se abate sobre a escola, de intervenção com a comunidade.
Conheça os cinco sinais de depressão mais comuns nos adolescentes
Os sintomas da depressão em jovens geralmente são semelhantes aos dos adultos deprimidos, veja quais são:
A depressão na adolescência pode ser desencadeada por diversas situações, como por exemplo, uso de drogas e álcool, história familiar de depressão, necessidade de sucesso e perfeição, distúrbios hormonais e alterações no corpo, como crescimento de pêlos ou seios.
Trata-se de uma combinação de inúmeros fatores, o que inclui propensão genética e o ambiente no qual a pessoa está inserida. A depressão na adolescência é muito comum justamente porque é um momento no qual o jovem sofre tanto com fatores internos de autoestima e autoaceitação, como todos os fatores externos.
Ofereça ajuda: para as pessoas com depressão, tarefas simples e rotineiras podem ser extremamente cansativas. Pergunte se há algo que você pode fazer para ajudar. Podem ser coisas simples, como levar o cachorro para passear ou arrumar o quarto; Faça companhia: o homem é um ser social e sua saúde mental depende disso.
Enumeramos abaixo algumas atitudes que podem colaborar positivamente no tratamento para depressão.
Veja o que você pode fazer:
Seja você o reflexo do seu espelho, e seja você a dar a vida a sua alma