As articulações da língua são divididas em primeira e segunda. A primeira se referindo à combinação de signos; e a segunda, à combinação de fonemas. As articulações da língua se dividem em primeira articulação e segunda articulação.
É o controle dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, dentes, palato duro – céu da boa) e faz com que o indivíduo transmita ao ouvinte o desejo de ser compreendido, definindo-a com sons bem precisos.
Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.
Um bom exercício para melhorar a articulação das palavras no dia-a-dia, é falar com a articulação do maxilar fechada. Para isso, deve-se fechar a boca e os dentes e ler um texto de um jornal ou de um livro, movimentando apenas os lábios e a língua.
5 táticas incríveis de como melhorar a dicção
gire a língua em volta dos lábios, em um movimento como se estivesse limpando a boca, por cinco minutos; repita várias vezes algumas expressões, como “bra-bra-bra”, “cri-cri-cri” e “tru-tru-tru”; imite o som do trotar de um cavalo ao estalar a língua; estique a língua o máximo que conseguir e relaxe-a por várias vezes.
Como você viu, o comportamento no ambiente de trabalho pode ser um fator decisivo para garantir não só o seu emprego, como também o sucesso da sua carreira. Por isso, evite posturas inadequadas e adote uma atitude que respeita e contribui para o sucesso do clima organizacional.