Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.
Valvopatia reumática Após a infecção, o sistema imune do ser humano começa a formar anticorpos contra essas bactérias, mas que em determinado momento, confundem os antígenos do coração com os antígenos das bactérias levando a uma agressão à diversas estruturas cardíacas, incluindo as valvas.
A inflamação causada pela febre reumática pode durar de algumas semanas a vários meses. Em alguns casos, essa inflamação pode causar complicações no longo prazo. A cardiopatia reumática diz respeito a danos permanentes ao coração e é uma das principais complicações decorrentes de febre reumática.
Qual é o especialista em febre reumatica? O Reumatologista, qualquer que seja a idade do paciente. Geralmente, a Febre Reumática se manifesta em pacientes entre os 5 e os 21 anos de idade.
Amigdalite bacteriana Causada pela infecção de bactérias, a manifestação mais comum dessa forma da doença é a amigdalite estreptocócica é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A. As amigdalites bacterianas exigem um tratamento mais específico, com antibióticos.
As principais causas de pus na garganta são infecções por vírus, como Epstein-barr, que causa a mononucleose, vírus do sarampo ou citomegalovírus, por exemplo, ou infecções por bactérias que infectam as vias respiratórias, como estreptococos ou pneumococos.