A sensação de morte é um dos sintomas mais aterrorizantes do ataque de ansiedade. Não há nenhuma ameaça aparente a sua vida, porém, você sente que pode morrer a qualquer instante.
O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que um em cada cinco adolescentes enfrenta desafios de saúde mental, e estima que metade de todas as doenças dessa natureza, entre as quais está a ansiedade, começa aos 14 anos.
O primeiro, feito pelo Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes em 2015, apontou que 13% das pessoas entre 6 e 16 anos tinham transtornos mentais, sendo os mais prevalentes a ansiedade (7%), o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (4,5%) e a depressão (0,5%).
Diálogo. É preciso muito tato e carinho para saber lidar com o momento. Busque entender as causas da ansiedade e como ela está afetando o cotidiano. Lembre-se de se mostrar disposto a conversar sobre os medos e frustrações, escutando o que o adolescente tem para dizer e mostrando que ele está em um ambiente seguro.
Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.
Como os sintomas da ansiedade se manifestam em crianças?
Como controlar a crise de ansiedade?