Entre outras diferenciações físicas das demais articulações do ombro, a articulação glenoumeral é constituída por uma cabeça do úmero – osso do braço – e uma cavidade articular pouco profunda, a cavidade glenóide, localizada na lateral da escápula.
A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
A articulação do ombro consiste na cabeça umeral e no soquete (cavidade glenóide). O soquete é parte da lâmina do ombro (escápula/omoplata) e é alargado pelo labrum glenoidal, um “lábio” de fibrocartilagem.
De acordo com o Dr. Chade, o ombro é uma articulação instável por natureza, tendo pouco contato ósseo entre tendões e depende de outras estruturas não ósseas para se manter estabilizado.
Instabilidade do ombro é o nome dado a doença, em que o paciente não tem firmeza, segurança da articulação. 2 - Quais fatores predispõem para a Instabilidade do ombro? A - Acidentes – Um trauma de grande impacto pode levar a alterações ósseas, tendinosas, ligamentares e/ou articulares.
O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral. Conheça abaixo como cada uma delas atua.
Sintomas
Doenças do ombro: como identificar e tratá-las
As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).
O tratamento para a bursite no ombro pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Tilatil e Celestone, por 7 a 14 dias. Mas, além disso, é importante dar repouso à articulação, mantendo-se longe do trabalho, se possível.
O que fazer para evitar bursite?