Célula anucleada são células que não possuem um núcleo. ex: Hemácias dos seres humanos. Célula nucleada são células que possuem um núcleo. ... E célula multinucleadas são células que contém vários núcleos ex: células musculares.
Polinucleada: Célula que apresenta dois ou mais núcleos. Esse é o caso das células das fibras musculares esqueléticas.
- Células Plurinucleadas (polinucleadas): possuem vários núcleos. Exemplo: células das fibras musculares. - Células anucleadas: não possuem núcleo. Exemplo: células das hemácias dos animais mamíferos.
O nucléolo tem a função de coordenar o processo de síntese de DNA, e proteger o DNA e os RNA's envolvidos. As estruturas nucleares são: Cromatina, Poros, Carioteca, Nucleoplasma e Nucléolo. Essas são estruturas nucleares de uma células eucariótica comum, bem organizada e com todas as suas estruturas integras.
Pode haver mais de um nucléolo em cada núcleo. São constituídos por ribossomos em processo de formação. O principal material constituinte do ribossomo é o RNAr (RNA ribossômico).
Nas células procariontes, o núcleo fica solto no citoplasma. Nas moléculas eucariontes, a cromatina (material genético) é o resultado das moléculas de DNA com proteínas, formando um conjunto de filamentos que ficam distantes do citoplasma devido a uma membrana. ... Um núcleo pode ter um ou mais nucléolos.
Olá! O nucléolo é considerado um organoide de profunda relação com o ribossomo. ... Dessa forma, o nucléolo tem como papel formar todas as poções ribossomais, sejam as sub-unidades ribossomais, ou as próprias proteínas que serão enviadas para o ribossomo. A resposta certa é a C.
O núcleo (plural, núcleos) abriga o material genético da célula, ou DNA, e é também o local de síntese de ribossomos, as máquinas celulares que montam as proteínas. ... Esta região mais densamente corada é chamada de nucléolo, e é o local onde os ribossomos são formados.
A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células. Além dele, participam desse processo as moléculas de DNA e RNA. Os ribossomos reúnem diversos aminoácidos durante a síntese proteica através de uma ligação química chamada de ligação peptídica.
Olá! Pode-se afirmar que a compactação do DNA é um dos principais eventos durante a divisão da célula, que permite uma organização especial do material genético para posterior divisão, para as células-filhas.
Figura 7: Esquema geral mostrando os diferentes níveis de compactação da cromatina, desde a molécula de DNA (A), passando pelo nível dos nucleossomos (B), do solenóide (C) até o nível das alças (D). O nível superior (E - F) corresponde a um cromossomo metafásico altamente condensado em uma célula em divisão.