Uma associação pública profissional é, no ordenamento jurídico português, uma entidade pública de estrutura associativa representativa de uma profissão que deve ser sujeita ao controlo do acesso e exercício, à elaboração de normas técnicas e deontológicas específicas e a um regime disciplinar autónomo por imperativo de ...
Os principais motivos para que um trabalhador se torne um filiado ao sindicato da sua categoria são a união, segurança, a importância da participação e a conquista de novos benefícios para todos. Se esta não for a motivação, o sindicato perde o objetivo de sua existência.
Aos Sindicatos de acordo com a Lei, é atribuída a função de defender, negociar e intermediar os interesses de Patrões e Empregados das categorias que representam e pelas quais são mantidos através de contribuições pela representação negocial ou associativas.
Se tiver acesso à internet já poderá saber se a sua profissão tem ou não um sindicato. Isso porque o site do ministério do trabalho oferece uma lista de sindicatos das categorias profissionais e econômicas e se acaso houver dúvidas ao consultar, basta se dirigir a sede da sua cidade e pedir essa informação.
A tabela se encontra disponível no endereço www.cnae.ibge.gov.br. Após entrar na página, procure a seção “Estrutura”, localizada na parte inferior direita da tela. Dessa forma, você terá uma grande lista com as principais divisões de atividades da CNAE.