O arcaísmo consiste no emprego de palavras ou expressões cuja utilização seja menos frequente na modalidade escrita e na modalidade oral.
O arcaísmo linguístico é encontrado na fala que contém traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores e antigos na língua. Exemplos de palavras dicionarizadas e expressões que são consideradas como arcaísmos: "Quiçá" (formado por alteração do antigo "qui sabe?"), substituído por "talvez".
São vocábulos usados em outras épocas cujo uso passou a ser desnecessário na atualidade, perdendo a sua razão de existir, ou cujo uso foi substituído por vocábulos sinônimos, mais adequados ao mundo atual.
O arcaísmo deve ser usado com tento e perícia, de modo que o seu significado seja percebido claramente, e não pareça empregado de propósito. Os mais brilhantes escritores de todas as línguas cultas soem usar o arcaísmo como beleza de linguagem. O mau uso que se dele faz é que o torna vício reprochável e inadmissível.
Significado de Skatista (kei) sm+f (skate+ista) Esp Praticante do skateboarding.
Em princípio, as palavras importadas de outras línguas devem receber uma grafia aportuguesada, ou seja, devem seguir o que dispõe o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que hoje está consolidado no texto do Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil desde