Texto Dialogal / Conversacional É quando ocorre um diálogo, uma conversa entre interlocutores. É o que ocorre na entrevista, conversa telefônica, chat, etc.
Os textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o cumprimento das regras, e não as impõe. ... Os textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas apresentadas devem ser seguidas à risca. São exemplos as cláusulas de um contrato e as regras gramaticais.
A tipologia injuntiva, também conhecida como texto injuntivo ou texto instrucional é aquele que tem como objetivo ensinar o leitor sobre algo, como é o caso das receitas culinárias, manual de instruções, editais, bula de remédio, etc.
Tipos textuais:
O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração. ... Geralmente escrito em prosa, o texto narrativo encontra destaque nos seguintes gêneros: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Ajudam a construir uma boa história. Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.
Os três elementos básicos da narração são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa.
Em uma narrativa que utiliza a terceira pessoa, você deve contar uma história em que se refira a seus personagens como "ele" e/ou "eles".
Uma boa dica que recebi para a escrita de um texto de ficção em primeira pessoa é não esquecer que nesta opção se utiliza "eu" e "nós". O narrador participa também como personagem. Contando a história sem dela participar das ações, como narrador observador, deve ser utilizada a terceira pessoa: "ele", "ela" e "eles".
Depende. Se for um poema épico é mais fácil. Por exemplo, A Divina Comédia, existem versões em poesia e em prosa, porque o poema se estrutura em uma história. Ilíada, Odisséia, Paraíso Perdido, são poemas que permitem essa transformação em prosa, porque já narram fatos.
Para transformar um poema em prosa basta reescrever aquilo que o poema contém em forma de uma narrativa, uma história, com um começo, um meio e um fim, e cujo objetivo maior não é organizar as palavras em formas pré-definidas, mas sim transmitir informações.
A narrativa poética pode-se assemelhar a uma dança literária das palavras, atravessada pelo movimento do ritmo e das sonoridades.