Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Resposta: 1- O relevo pode ser definido como as formas da superfície de um planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Os primeiros, também chamados de endógenos, atuam de dentro para fora, como o vulcanismo e o tectonismo.
O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.
Quando as rochas presentes na superfície entram em contato com elementos atmosféricos (vento, chuva, temperatura), com a hidrosfera (água em seus estados) e com outros seres vivos, elas sofrem a interferência destes, culminando em processos de desgastes e transformações no material original, esse processo é denominado ...
Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.
As rochas sedimentares são constituídas pelo acúmulo de partículas vindas de outras rochas (magmáticas, sedimentares ou metamórficas) que sofreram intemperismo – conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a desagregação e decomposição dos minerais das rochas.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
Resposta: Processo de desgaste físico das rochas através, principalmente, do impacto ou atrito de partículas transportadas pelo vento (eólica), pela água (fluvial, de marés, correntes) ou pelo gelo (de geleira). E o vento esculpe as rochas, dando as formas.
A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorre em geral em regiões planas, de pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa e sopram ventosfortes. As terras ficam sujeitas à erosão pelo vento quando deveriam estar com a vegetação natural e são colocadas em cultivo com um manejo inadequado.
A erosão laminar ocorre através do escoamento superficial difuso da água da chuva. Quando o escoamento se concentra através de linhas de fluxo bem definidas, três tipos de feições lineares podem ser geradas: sulcos, ravinas e boçorocas.
A erosão pelas geleiras ocorre quando a água dentro do solo é congelada, ressecando o solo e partindo ele, a água também pode entrar liquida em rochas congeladas, e quebrar também, causando a erosão.
A erosão pela água apresenta-se em seis diferentes formas, a seguir:
As taxas naturais de erosão são controladas pela ação de agentes geomórficos, como chuva; desgaste rochoso em rios; erosão costeira pelo mar e ondas; delapidação glacial, abrasão; inundações locais; abrasão do vento; processos de água subterrânea; e processos de movimento de massa em paisagens íngremes como ...