A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras.
Ponha a roseira bem no meio do vaso e coloque o restante da terra com uma pá. Encha o vaso até a borda. Coloque a rosa perto de uma janela grande para que ela receba bastante luz solar. A minirrosa necessita de no mínimo seis horas sol por dia, portanto escolha bem o lugar.
Faz-se uma incisão na epiderme (casca) do PE em forma de “T” invertido. O comprimento da incisão deve corresponder ao da borbulha, e essa operação deve ser feita com canivete bem afiado e próprio para a enxertia.
Deixe a um centímetro fora da terra o ponto do enxerto, que fica na junção da raiz com o galho principal da muda. Regue sempre no horário de sol mais forte, ao meio-dia, até começar a floração. A partir daí, somente em períodos de seca. As roseiras não gostam de muita água.
Faça o corte da flor, removendo um pedaço abaixo do ponto onde a haste dela e o caule principal da roseira se encontram. O corte ideal tem 12,5 cm de comprimento, cinco grupos diferentes de folhas e uma flor murcha (já florescida).
Veja os cuidados de como plantar muda de rosa Em regiões com climas mais quentes é necessário plantar a muda de rosa em um local de meia sombra. Nos climas mais frios, plante perto de uma parede para que a planta fique protegida do vento. O solo deve ter uma ótima drenagem para não apodrecer as suas raízes.
Normalmente faz-se a enxertia próximo ao solo. Caso haja muitas ramificações, deve-se proceder uma poda para eliminar os excessos de brotos deixando um a dois ramos. A enxertia mais usada é a do tipo “T” invertido. Após executar o corte, colocar a borbulha com cuidado e amarrar com uma fita plástica.
As rosas podem mudar de cor de ano para ano? As roseiras, como todos os seres vivos, nascem com características genéticas que não se alteram durantes sua vida. Se a planta for mantida sempre nas mesmas condições ambientais, não sofrerá nenhuma mudança de cor.
Quando tem néctar a oferecer, a rosa-louca muda de cor. Por isso, quando tem néctar a oferecer, a rosa-louca muda de cor, indicando que está pronta a receber visitas. Mas como ela consegue fazer isso? A flor passa a produzir uma substância chamada antocianina, que a faz ficar rosa.
Para aplicar a cor às flores, utilize corantes de alimento, que podem ser encontrados facilmente no mercado e custam bem baratinho. Adicione algumas gotas e coloque as flores que você deseja tingir, deixando no recipiente por algumas horas.
A cor do antúrio acontece nas brácteas que são folhas modificadas. Na falta de luz a planta começa a sofrer com falta de alimento que ela produz fazendo fotossíntese. Então ela começa a transformar a bráctea em uma folha verdadeira, para ter mais uma fonte de fotossíntese.
Explicação: Explicação: Isto acontece porque o caule da flor absorve a água que está no copo. A água irriga toda a planta até atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses pigmentos migram com a água até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as coloridas.
O antúrio precisa de irrigação freqüente, em que suas raízes absorvem todo o volume de umidade que entrou no pote. Em casa, as plantas têm chuvas quase constantes por 6-9 meses, então a flor seca nunca florescerá. Para o conforto do antúrio, o solo é mantido úmido, mas não úmido.
Hoje, na cultura, há antúrios vermelhos, rosa, brancos, roxos, lilás e azuis desse tipo. Anthurium Fiorino com uma cobertura de tulipa de uma cor rosa-violeta rica pertence a um grupo de antúrios pequenos. A forma da inflorescência é muito concisa e, graças a ela, a planta cabe facilmente em qualquer interior.