Sobrepeso: IMC entre 25.
Mas no caso da obesidade grau II, o uso de medicações para a perda de peso também é um método que pode ser proposto diante de avaliação e acompanhamento médico", explica a endocrinologista. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) A cirurgia bariátrica pode ser considerada uma opção de tratamento.
Obesidade nutricional Esse tipo de obesidade se deve à ingestão de alimentos sem valor nutricional adequado, podendo estar exagerando ingerindo nutrientes muito calóricos. São pessoas que comem muita gordura, carboidratos e proteínas, mas poucos legumes verduras e frutas.
Portanto os casos mais graves situam-se nas faixas de IMC maior do que 40, denominada Obesidade Mórbida ou Severa e Super Obesidade quando índice de massa corpórea é igual ou mais do que 50.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.
É importante que as duas doenças sejam mantidas sob controle ao mesmo tempo. O tratamento do diabetes e da hipertensão inclui reeducação alimentar, manutenção do peso adequado, prática regular de exercícios físicos e, se necessário, uso de medicamentos.
Não se tem mais dúvida que a obesidade está associada com aumento no risco de morte, doenças e aceleração do envelhecimento. Foi reconhecida em 1985 pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica multifatorial.
E66 - Obesidade