Dentre os legados do Renascimento estão a renovação das áreas de estudo da filosofia e das artes, bem como também da ciência. Influências no mundo artístico são visíveis, basta analisarmos as obras de Michelangelo, Leonardo e Dante, por exemplo.
Resposta: A mudança de visão de mundo em relação ao pensamento medieval e os renascentistas é a de que na era medieval, a ideologia predominante era o antropocentrismo,ou seja, a maioria das pessoas pensava que Deus é o centro do mundo.
Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.
A cultura teocêntrica é aquela que considera Deus como sendo o fundamento da ordem no mundo, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou a ao ambiente são atribuídas a Deus.
Isto surge com o renascimento cultural (séc. XIV a XVI) e o humanismo italiano (séc. XV e XVI), deixando de lado a visão teocêntrica de mundo. Outro exemplo de progresso científico e ao mesmo tempo de ambição humana, foram as Grandes Navegações, lideradas pelos cujos países ibéricos.
Heliocentrismo é o sol como centro do universo, enquanto o Teocentrismo é Deus como centro do universo.
O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas. No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.
Torún, Polónia